sábado, 20 de abril de 2024
Geral
27/04/2017 | 09:38

Itajaí: CAIC comemora 20 anos com atividades voltadas a cultura de rua

Hip Hop, grafite, skate, basquete de rua e batalha de break. É assim, com influências na cultura de rua, que o Centro Educacional Prof. Cacildo Romagnani (CAIC) completa 20 anos nesta quinta-feira (27). E para comemorar tantos anos educando a comunidade do Cidade Nova, os portões estarão abertos no sábado (29) para toda a população para o 1° Evento Cultural Todos pela Escola em parceria com Secretaria Municipal de Educação (SME), das 9h às 17hs.

O evento é uma organização do Centro Educacional com a Associação de Pais e Professores (APP) e contará com diversas atividades ao longo do dia. Os alunos, pais e toda a população estão convidados a participar desta comemoração que terá uma feira de livros, jogos pedagógicos, hip hop, batalha do conhecimento, break, pista de skate, oficina de slackline, basquete 3x3, show de rap, praça de alimentação, campeonato de ioiô e apresentações artísticas e culturais produzidas pelos alunos do 1° ao 9° ano. “A festividade proporcionará aos alunos acesso a cultura com o intuito de encaminhá-los para o caminho do bem, longe de drogas e marginalidade”, explica o membro da APP e um dos organizadores do evento, Gilson Manoel Tavares Junior. 

O muro do CAIC também receberá um presente especial neste dia. Um grupo de grafiteiros irá misturar cor e diversão ao longo de toda a extensão que cerca a escola. Os desenhos serão inspirados em animações confeccionadas pelos próprios alunos nas últimas semanas com o tema educação, família e arte. “Esse evento tem como objetivo aproximar a comunidade do ambiente escolar e oferecer aos nossos alunos um momento de lazer, esporte e cultura”, ressalta o Diretor Geral Prof. Paulo Sérgio Cabral. 

Além das atividades e oficinas, será realizado um bazar com roupas arrecadadas pelos alunos e professores durante uma campanha no mês de março e abril. As peças terão valores entre R$2,00 e R$10,00 reais. O instituto embelleze participará do evento com uma ação social voltada às meninas e mulheres com corte de cabelo, escova e esmalteria. 

Histórico da escola

O CAIC foi construído pela União Federal através da SEPESPE, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Itajaí durante a Gestão do Prefeito Arnaldo Schmitt Júnior. As obras de construção iniciaram no final do ano de 1993, e foram concluídas em meados do ano de 1995, sendo divida em dois blocos: um destinado ao Ensino Fundamental e Posto de Saúde e outro para a Educação Infantil.

No ano seguinte, em 1996, houve uma mobilização para a transferência da responsabilidade do CAIC da União Federal para o Município de Itajaí. A partir do dia 20 de dezembro de 1996 pelo decreto de lei n˚ 5.463 passou a ser de responsabilidade do Município de Itajaí, com denominação Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente Darcy Ribeiro.

Inaugurado em janeiro de 1997, o Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC implantou um novo modelo de atendimento à educação em Itajaí. Construído para oferecer um sistema de educação com base no Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente – PRONAICA, o Centro Educacional, teve seu funcionamento autorizado em 27 de abril de 1997, com 1700 alunos e 280 funcionários oferecendo atendimento a estudantes de 1ª a 4ª série, Telecurso 2000 e Alfabetização de Adultos de 1ª a 4ª série. 

Em 22 de abril de 1998, conforme determinação da Lei Municipal nº3.255, o CAIC passou a se chamar Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani - CEPCR, em homenagem a um vereador eleito no ano de 1972 em Itajaí. Em 2000 a escola passa a contar com mais um bloco para atender a demanda da comunidade local ampliando seu atendimento para 1900 alunos. Mesmo com a nova nomenclatura, a escola atende até hoje como CAIC.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS