quarta, 17 de abril de 2024
Geral
24/04/2017 | 10:03

Balneário Camboriú: Município se mobiliza para ações de valorização à vida em combate ao jogo Baleia Azul

A Prefeitura de Balneário Camboriú está se mobilizando para evitar as consequências do jogo Baleia Azul (Blue Whale Challenge) na cidade. Neste primeiro momento, ações de valorização à vida, orientação e fiscalização, serão realizadas pela Secretaria de Educação e Segurança. A solicitação foi feita pelo prefeito Fabrício Oliveira, durante reunião de colegiado na manhã desta quinta-feira (20). “Estamos em alerta sobre o que pode acontecer com quem participa do jogo Baleia Azul, que colocou em discussão a vulnerabilidade dos adolescentes e crianças que se expõe na internet. Nossa meta é alertar os alunos e pais quanto aos perigos que este jogo representa” falou o prefeito.

Na Secretaria de Educação, gestores e educadores irão reforçar a partir de segunda-feira (24) as ações pedagógicas de conscientização. A iniciativa tem como alvo os estudantes e suas famílias. Temas como convivência no ambiente escolar, bullying e uso seguro da internet estarão em pauta nos próximos encontros. “O principal enfoque a ser dado é entender que precisa haver vigilância. Os pais devem observar o comportamento de seus filhos, saber o que acessam e verificar quais grupos de Whatsapp e Facebook eles participam. A mudança de comportamento e atitudes mais agressivas ou de isolamento são sinais de que o adolescente pode estar sofrendo chantagem ou ameaça digital” fala a secretária de Educação, Denize Leite.

Além das conversas com os estudantes, haverá trabalho com os pais por meio de comunicados, avisos por whatsapp nas unidades onde existem grupos de pais, e se necessário encontro presenciais. “Cada escola vai criar uma estratégia, que atenda nosso objetivo que é evitar que nossos estudantes sejam vítimas desse jogo e identificar rapidamente qualquer caso”, reforçou a secretária de educação.

Já a Secretaria de Segurança, por meio do programa “Ronda Escolar” também irá intensificar as palestras e orientações sobre segurança, orientar sobre como os alunos podem evitar entrar em jogos semelhantes a este e como denunciar. “Inclusive na tarde desta quinta-feira, a Guarda Municipal já investigou uma denúncia sobre a prática do jogo por um estudante da rede municipal, feita na página do Município no Facebook. Os Guardas foram até a escola e na casa do estudante, e confirmaram se tratar de uma denúncia falsa”, contou o secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.

O jogo 'Baleia Azul' propõe 50 desafios aos adolescentes, que agridem, fragilizam e induzem os participantes a atentarem contra a própria vida. Os participantes recebem o convite via Facebook e os desafios via Whatsapp, que devem ser gravados e compartilhados entre os participantes. Também está gerando preocupação a série “13 reasons why” que gira em torno do suicídio de uma estudante adolescente após sofrer agressões psicológicas, sexuais e bullying.

Alguns sinais de alerta:

Os pais devem ficar atentos se os jovens apresentarem machucados e hematomas pelo corpo ou se começarem a esconder braços e pernas com o uso de camisas de manga longa ou calças; se tiverem mudança de comportamento, isolamento, sinais de tristeza, irritação e queda do desempenho escolar. Nestes casos, um psicólogo ou psiquiatra deve ser procurado.

Os pais também devem monitorar as atividades na internet dos filhos, restringir o tempo de uso do computador, instruir a não adicionarem estranhos nem aceitarem convites de grupos desconhecidos e principalmente, conversar e acolher os filhos.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS