sexta, 29 de março de 2024
Geral
10/04/2017 | 10:19

Balneário Camboriú: Saúde passa a oferecer dose única de vacina contra a febre amarela

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e passa a oferecer a aplicação de dose única da vacina contra a febre amarela. Isso se deve à mudança na recomendação nacional do Ministério da Saúde. Até então, o órgão solicitava a aplicação de uma dose padrão e um reforço após 10 anos.

Apesar de o município não estar incluso em área de recomendação vacinal, tampouco possuir casos da doença, a vacina é recomendada para as pessoas que pretendem viajar para estes locais onde a aplicação é necessária. Nestes casos, o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) recomenda a imunização com no mínimo 10 dias de antecedência.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não ocorre transmissão direta entre pessoas. Inicialmente, os sintomas incluem febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça e muscular, náuseas e vômitos por aproximadamente três dias.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade, e ser antecipada até os seis meses com aprovação médica. Não é recomendada a vacinação para gestantes. Para as mães em período de amamentação, vacinar-se apenas após o sexto mês do filho. A aplicação em idosos será feita somente sob prescrição médica.

No município a vacina é aplicada no Posto de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h15. As áreas com recomendação temporária e permanente de vacinação podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, pelo link https://goo.gl/cmjDLR.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS