sábado, 20 de abril de 2024
Geral
17/03/2017 | 11:01

Balneário Camboriú: Prefeituras firmam pacto em prol do Rio Camboriú

Balneário Camboriú firmará pacto com o Município vizinho, Camboriú, em prol da qualidade e recuperação do principal rio que banha a região. É a primeira vez que esta parceria acontece entre os dois municípios. Esta integração será apresentada e assinada no IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, que acontece na próxima quarta-feira (22), no Teatro Municipal Bruno Nitz, a partir das 13h30.

Desde o início do ano, por determinação do prefeito Fabrício Oliveira, o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, estreitou laços com a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú para que houvesse esta aproximação entre os municípios em favor da causa. Ambos os representantes procuraram o Comitê Camboriú para firmar a parceria. O encontro é promovido também, pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), Udesc e Governo do Estado de Santa Catarina.

Na ocasião, o Município de Balneário Camboriú apresentará uma síntese de estratégia ambiental paisagística e de lazer para o Rio Camboriú. Além disso, será apresentado um Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do rio pela Fundação CERTI e o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Saneamento de Balneário Camboriú e Camboriú pela professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Noêmia Bohn.

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) também irão apresentar as ações estruturantes planejadas e as já realizadas pela Prefeitura que se objetivam a melhorar a qualidade do rio.

Pacto de Cooperação pela Bacia do Rio Camboriú

O pacto, além de outros compromissos, visa:

– A criação e implantação de um programa de despoluição e revitalização do rio, bem como a mobilização em prol da captação de recursos financeiros, a elaboração e execução de projetos em proporcionalidade, conforme a capacidade de investimentos e das previsões orçamentárias de cada município, visando a melhoria contínua da qualidade e quantidade de água na Bacia Hidrográfica.

– A criação e divulgação de legislações municipais específicas que visem a captação e utilização da água da chuva e a medição individualizada do consumo de água em prédios, loteamentos e condomínios horizontais. A implantação de programas e campanhas de conscientização e educação ambiental contínuos com foco na importância do correto tratamento dos efluentes e do uso racional da água em parceira com o Comitê Camboriú

– A implementação de políticas públicas voltadas à criação de estratégias de paisagem histórica, natural e cultural, de lazer e sustentabilidade ambiental para o Rio Camboriú. Visando a utilização ecologicamente correta pautada na responsabilidade socioambiental.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada a partir deste link  https://goo.gl/rnE7re, e a programação completa pode ser conferida no site do Comitê Camboriú, no http://www.comitecamboriu.com.br.

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS