sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/03/2017 | 10:41

Itajaí: ASPI realiza mais uma edição do Surf Salva

Saber como proceder corretamente no momento de ajudar uma pessoa em situação de risco no mar pode fazer a diferença. Pensando nisto a Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI) realiza neste sábado, 18, a terceira edição do projeto Surf Salva. O Surf Salva é uma parceria entre a ASPI, o Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

 A terceira edição do projeto acontecerá na sede recreativa do Porto de Itajaí a partir das 9h. Serão capacitados 50 surfistas que serão orientados a fazer a prevenção e prestar os primeiros socorros as vítimas de afogamento. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do Facebook da ASPI. Para o médico diretor da Sobrasa David Szpilman o Surf Salva é um projeto que multiplica os braços dos guarda-vidas em todo litoral do Brasil. Ele é voltado para surfistas, pessoas que estão sempre nas praias e, efetivamente, já realizam salvamentos. O curso é rápido, com 3 à 4 horas de aulas, é alegre, divertido e prático.

 

Nesta terceira edição os participantes receberão café da manhã, almoço e frutas no período da tarde. Na parte da manhã os voluntários do Surf Salva conhecem mais sobre o projeto, aprendem sobre as correntes de retorno e todas as técnicas de salvamento. Após a parte teórica os alunos treinam em bonecos cedidos pelo Corpo de Bombeiros de Itajaí. Na parte da tarde os voluntários vão para a praia onde vão executar o que aprenderam, ou seja, retirar as vítimas de afogamento com as pranchas de surf.

 Após a aula prática o curso se encerra e os participantes ganham uma camiseta do projeto e o diploma de conclusão do curso Surf Salva dado pelo Sobrasa. O Surf Salva tem o apoio da Santa Costa, Edem Skate Park, Tac Print, ALS Transporte, Stringari Sorvetes, Paraíso Aquático, Brava Açaí, Big Wave Surf Shop, Nazário Containers, Na Base Casa dos Atletas e Backdoor Pub

O que será abordado no Surf Salva:

Prevenção na hora de surfar e com outros surfando ou com banhistas na praia;

Trabalho conjunto entre guarda-vidas e surfistas;

Socorro com prancha dentro d’água a vítimas conscientes e inconscientes;

Como e quando realizar o boca-a-boca dentro d’água;

Como transportar d’água para a areia;

Como iniciar o suporte básico de vida na areia (ressuscitação cárdio-pulmonar e os graus de afogamento);

Medidas de prevenção a afogamentos;


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS