quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/02/2017 | 06:43

Aplicativo da Defesa Civil vai ajudar população a denunciar focos da dengue

Na tarde desta terça-feira (21), em reunião com os integrantes da Sala de Situação local de prevenção e combate ao Aedes aegypti, a Defesa Civil apresentou a nova versão do seu aplicativo para celular. Em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, agora é possível ao cidadão registrar através do app fotos de criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue para toda a população. O serviço também agiliza o trabalho dos agentes de endemias na identificação dos locais para a fiscalização.

A Defesa Civil acredita que é extremamente importante a divulgação nas secretarias, principalmente na Secretaria de Saúde já que atualmente há grandes ações de combate ao Aedes Aegypit. A proposta é que os agentes de endemia façam a divulgação para a população no ato da visita, assim além da facilidade com os casos da dengue, os moradores podem ficar em alerta nos casos de desastres naturais, como alagamentos, ventania, deslizamento e quedas de árvore.

No encontro também foi apresentado o projeto Juntos Pelo Rio VI desenvolvido pelo Porto de Itajaí em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajaí, através da Defesa Civil, Famai e Semasa. Pelo sexto ano consecutivo, a ação prevê a limpeza do Rio Itajaí Açu e entorno do Saco da Fazenda para a retirada de resíduos. Os lixos são separados e os que podem ser recicláveis são destinados a uma cooperativa em Itajaí. É a terceira vez que o projeto adotou o slogan “Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypit”, já que materiais retirados do rio como botas de borracha, pneus e geladeiras são grandes criadouros do mosquito. A ação acontece no dia 25 de março, a partir das 7h30 em frente à Marinha do Brasil.

A Secretaria de Saúde também apresentou um índice de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Atualmente são 119 casos suspeitos de dengue sendo 94 negativos e 25 aguardando o resultado. 17 casos suspeitos de Chikungunya com 13 casos negativos e 04 aguardando resposta. E 02 casos suspeitos de Zika sendo os dois negativos.

A próxima reunião da Sala de Situação local de prevenção e combate ao Aedes aegypti está marcada para o dia 07 de março, às 14h no Gabinete do Prefeito.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS