quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/02/2017 | 15:43

Projeto atua na recuperação funcional dos idosos por meio da fisioterapia

Com a chegada da terceira idade, é natural que o corpo se torne mais frágil e sensível à algumas atividades diárias do ser humano. Por ter essa preocupação, o Núcleo de Atenção ao Idoso de Balneário Camboriú (NAI) promove o Projeto Compostura, que atua na recuperação física e funcional dos pacientes por meio da fisioterapia.

O projeto foi criado a partir da necessidade de suprir a alta demanda de tratamento fisioterapêutico da população idosa atendida pelo NAI. A boa notícia é que foi possível reduzir a espera pelo atendimento através de uma proposta de reabilitação coletiva. O trabalho multidisciplinar é dividido em dois grupos de cinco a dez pessoas e realizado duas vezes na semana. Após o término de dez sessões, um novo grupo é selecionado para dar início as atividades.

Segundo a fisioterapeuta Lívia Brasil Monteiro, uma das profissionais atuantes no projeto, apesar dos encontros acontecerem de forma coletiva, sempre que há necessidade é realizado um tratamento individual. "Dependendo do exercício, alguns pacientes podem se queixar de dores e desconfortos, o que nos faz buscar uma solução pessoal".

A fisioterapeuta ressalta que a resposta aos encontros por meio dos pacientes é positiva. "Não é de hoje que percebemos os benefícios trazidos pelas sessões. Nossos pacientes têm a oportunidade de se socializar, e realizar a troca de experiências em indivíduos com situações semelhantes. Além disso, se ajudam no que podem para garantir uma melhora mais rápida e eficiente". Segundo dados do NAI, somente uma parcela mínima dos pacientes que participam das sessões retornam algum dia para a fila de espera se queixando do mesmo problema.

O primeiro grupo se encontra todas as segundas e quintas-feiras. Já o segundo todas as terças e sextas-feiras. Os encontros têm a duração de uma hora e são ministrados pelas fisioterapeutas Lívia Monteiro e Júlia Magnus Cintrão, e a terapeuta ocupacional Fernanda Vieira Werner.

Para mais informações a respeito dos grupos, e de como participar, pode entrar em contato com o NAI pelo telefone (47) 3263-1278. A sede fica ao final da Rua Angelina, próximo ao Centro Comunitário Casa da Sogra e Posto de Atenção Infantil (PAI).


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS