sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/02/2017 | 13:48

Xabi Fernández será o comandante do MAPFRE na Volvo Ocean Race 2017-18

 Aos 40 anos, o espanhol Xabi Fernández tem pela frente mais um desafio na sua carreira de velejador profissional. Comandar o MAPFRE na Volvo Ocean Race 2017-18. O campeão olímpico de Atenas 2004 e vice em Pequim 2008 foi anunciado, nesta quinta-feira (16), como o principal nome da campanha espanhola para a Volta ao Mundo, substituindo seu parceiro Iker Martínez. Xavi está escalado para sua quinta participação no evento. 

“A Volvo Ocean Race é um desafio enorme, que combina aventura, técnica, experiência, logística e outros atributos que fazem do evento importante”, disse o atleta espanhol. "Ter a sorte de estar de volta à linha de partida, com a chance de vencer, é algo de que estamos muito orgulhosos e agradeço a MAPFRE por acreditar em um projeto que começou em 2014". 

Xabi Fernández não vai assumir agora seu posto de comandante do MAPFRE. Ele está em outro grande desafio, a America’s Cup a bordo do Land Rover BAR, barco comandado por Ben Ainslie. 

Mais sobre o comandante do MAPFRE 

Xavi e seu parceiro Iker dividiram o comando do MAPFRE em 2014-15, pois o então skipper estava em campanha olímpica. Mas a liderança não foi dada à toa. Xabi Fernández já correu a Volvo Ocean Race com o Movistar em 2005-06, Teléfonica Blue em 2008-09, Teléfonica in 2011-12, e como citado acima no MAPFRE na edição passada. 

"Os objetivos a curto prazo são, em primeiro lugar, terminar o trabalho no barco no The Boatyard, em Lisboa, no final do mês. Mais tarde, nós vamos confirmar o resto da tripulação com os treinamentos que começam em Sanxenxo, na Espanha, em meados de março". 

Xabi continuou. "Temos oito meses de trabalho duro e otimização pela frente - não apenas em termos de barco, mas no desempenho da equipe - para que possamos partir de Alicante, em 22 de outubro, com uma possibilidade real de vencer". 

O MAPFRE competiu na Volvo Ocean Race pela primeira vez em 2014-15, continuando uma história de sucesso de um veleiro espanhol na disputa em oito das 12 edições. 

Antonio Huertas, presidente da MAPFRE, elogiou o novo comandante: "Xabi é um skipper fantástico, que está comprometido com a MAPFRE e compartilha nossos valores. Sabemos que ele vai orgulhosamente levar o nome MAPFRE em todo o mundo".  

Pedro Campos, gerente geral da equipe, está envolvido em todas as edições desde 2005-06. "Não há um velejador no mundo que não respeite o talento, experiência e a determinação de Xabi. Na última edição, ele demonstrou claramente sua capacidade de organizar e liderar, obtendo sucesso como a vitória quarta etapa em Auckland, na Nova Zelândia. Sem dúvida, Xabi é o melhor skipper possível para o MAPFRE". 

A Volvo Ocean Race começa em Alicante no dia 22 de outubro e termina em Haia no final de junho. A regata contará com um total de 12 cidades-sede e levará as equipes para um desafio de 45.000 milhas náuticas ao redor do mundo. 

Três equipes já anunciaram suas campanhas - Team AkzoNobel (comandado por Simeon Tienpont), Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier) e MAPRE (Xabi Fernández).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS