quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/02/2017 | 09:37

Arte sobre rodas atrai atenção de turistas e moradores em Santa Catarina

Transformar a paisagem urbana, promover o diálogo da cultura com a cidade, trazer mais ludicidade ao cotidiano e democratizar a arte. Essa é a proposta do artista plástico Luciano Martins, gaúcho radicado em Florianópolis, SC, ao produzir obra de arte replicada no ônibus panorâmico que circula em Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, desde o final do ano passado.

“Gosto muito de viajar e sou um frequentador de ônibus. Para mim é uma experiência fantástica conhecer a cidade dessa forma, porque você acaba tendo uma visão diferente. Por isso ao receber o convite da By Bus Turismo para produzir a arte do ônibus de Balneário Camboriú fiquei bastante satisfeito. É com certeza uma oportunidade de sair do ateliê e da galeria e trazer a arte para o cenário urbano onde irá impactar um número maior de pessoas”, conta Luciano Martins.

“A By Bus Turismo valoriza os artistas locais e busca contribuir  em manifestações culturais. Aliar a esse movimento algo que contribua para o desenvolvimento do turismo tem sido um dos nossos objetivos. Por isso fizemos esse convite ao Luciano justamente por trazer uma obra alegre, acessível e que agrada diversas faixas etárias”, explica a diretora da By Bus Turismo Rosana Munhoz. 

Apesar de defender a democratização da arte e assinar algumas das obras da Cow Parade, considerada a maior exposição de arte outdoor do mundo, Luciano Martins não imaginava ter uma de suas ilustrações estampadas em um ônibus.

“Sou bastante democrático. Gosto muito de oferecer arte para as pessoas e multiplicar meu trabalho em outras superfícies que não sejam apenas quadros, mas realmente nunca havia pensando em um ônibus. Mesmo assim me senti muito feliz porque Balneário Camboriú tem uma energia contagiante”, revela o artista.

Para inspirar o processo de criação o artista se baseou em características marcantes da cidade que tanto encantam moradores e turistas enquanto desfrutam dos atrativos do município. O padrão do desenho do calçadão, a água de coco, o guarda-sol e um turista com expressão alegre de braços abertos são alguns dos elementos lúdicos que compõem a obra e remete à diversão e ao bem estar.

“Se a pessoa olhar para o ônibus e sorrir com certeza a mensagem foi passada”, diz Luciano Martins.

“A reação das pessoas ao verem o ônibus tem sido tão positiva que já estamos estudando novos projetos para outras cidades. Com certeza teremos novidades em breve”, comenta Rosana Munhoz.  

Conheça mais sobre o BC by Bus

O BC by Bus, city tour oficial de Balneário Camboriú, está em funcionamento há mais de 3 meses e conta com o apoio da construtora EMBRAED. Por onde passa chama a atenção e permite a interação dos passageiros com quem está na rua e vice-versa.

Com dois pavimentos, possui capacidade para transportar 73 pessoas e conta com rampa para facilitar o acesso de cadeirantes ao veículo. No pavimento superior não possui janelas, apenas teto retrátil que permite com que circule totalmente aberto ou com utilização da cobertura. Em dias de chuva são distribuídas capas para os passageiros.

 Durante o passeio, que tem duração de 3 horas e meia, é possível tirar fotos e ouvir áudios disponíveis em inglês e espanhol com informações sobre os locais visitados. Também acompanha o trajeto um guia de turismo credenciado pela Aguitur (Associação de Guias de Turismo de Balneário Camboriú). O ônibus, que tem como ponto de embarque e desembarque o Atlântico Shopping, passa pelos principais atrativos turísticos de Balneário Camboriú e Itajaí. São previstas três paradas durante o itinerário fixo, são elas: na Barra Sul, na Praia do Atalaia e na Igreja Matriz de Itajaí.

SERVIÇO

City tour com ônibus panorâmico Bc by Bus

Local embarque/desembarque: Atlântico Shopping - Avenida Brasil 1271 – Centro – Balneário Camboriú - SC

Saídas: De terça a sábado às 09h e às 14h e aos domingos às 14h.

Ingressos: R$ 55 adultos e R$ 25 crianças de 4 a 12 anos.

Ponto de venda: Quiosque da Bc By Bus no Atlântico Shopping.

Telefones: 47-4108-0660 ou 99757-8535

Mais informações: http://www.bcbybus.com.br/


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS