terça, 16 de abril de 2024
Geral
08/02/2017 | 09:34

Comusa aprova nova relação de medicamentos essenciais

O Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (Comusa) aprovou por unanimidade, na segunda-feira (6) à noite, a nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME). A listagem passou por uma revisão da Comissão de Farmácia e Terapêutica e conta agora com 261 itens. O objetivo da Secretaria de Saúde é que a relação atenda 95% da demanda de receitas da atenção básica da cidade.

O secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, também esteve presente na primeira reunião do Comusa em 2017 e fez uma apresentação sobre sua experiência na área, bem como as lutas que encampou em prol do Sistema Único de Saúde (SUS). Destacou ainda as metas da nova gestão, entre elas o fortalecimento da atenção básica – que é a porta de entrada da população na rede pública de saúde.

“Queremos aumentar a resolutividade de casos nas unidades básicas, fazer um acolhimento adequado do usuário e melhorar a ambiência (estrutura) das unidades para dar um atendimento mais digno à população, além de cuidar dos nossos servidores”, pontuou.

Dellagiustina reforçou que o Comusa será o braço direito da gestão municipal, apontando os pontos que precisam ser melhorados para construção de uma saúde de qualidade. Por fim, o secretário apresentou a nova REMUME, ressaltando a urgência na elaboração de uma ata de registro de preços para aquisição dos medicamentos, já que a do governo passado não pode mais ser usada.

A lista foi revisada a partir da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e da CIB 501, uma resolução feita pela Comissão Intergestores Bipartite com itens obrigatórios para os municípios. O secretário de Saúde também informou que a relação municipal será revisada periodicamente pela Comissão de Farmácia e Terapêutica.

“Nosso compromisso é que nenhum desses medicamentos falte na rede pública”, garantiu.

Dellagiustina ainda respondeu alguns questionamentos dos conselheiros sobre os critérios usados para revisão da REMUME e sobre a jornada de trabalho dos médicos no município. A listagem foi aprovada por unanimidade.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS