sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/12/2016 | 16:36

Obra do Centro Integrado de Saúde é entregue nesta quinta pela manhã

A comunidade de Itajaí recebeu nesta quinta-feira (30), às 10 horas, a obra do Centro Integrado de Saúde. Edificada em três etapas a partir de 2012, em um terreno cedido pelo Porto de Itajaí na Avenida Adolfo Konder, no bairro São Vicente, a estrutura de 5.447 metros quadrados, a nova e moderna unidade homenageia o médico ginecologista e obstetra Silvino Eing. Nascido em São Lourenço, no sul catarinense, fixou residência em Itajaí em 1963, onde casou e constituiu família. Em 38 anos de profissão, Silvino Eing efetuou 31 mil procedimentos, entre partos normais e cesarianas. Na rede pública, atendeu nas Unidades de Saúde do Costa Cavalcante, São João e no Posto de Saúde Central. Faleceu em 03 de maio de 2001, aos 64 anos.

Dividida em três blocos, a construção reúne, ao todo, cinco alas com vários serviços de saúde: Unidade de Assistência Médica Especializada, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, Unidade de Pronto Atendimento Odontológico de urgências adulto e infantil, Unidade Administrativa e de Treinamento, Laboratório Central de Análises Clínicas e Centro de Testagem e Aconselhamento, e ainda, a Unidade de Diagnóstico por Imagem. Cada uma delas levará o nome de um profissional de saúde que atuou no município.

A ESTRUTURA

O Centro Integrado de Saúde Dr. Silvino Eing poderá receber os mais diversos casos de saúde, que poderão chegar de ambulância, carro e até helicóptero.

No bloco um, funcionarão a Unidade de Diagnóstico por Imagem Dr. Renato Pegorim, com 480 metros quadrados de área construída, e a Unidade de Assistência Médica Especializada Dr. Carlos Alberto de Souza Brito, que em 1.600 metros quadrados, terá espaço para avaliação e pós consulta, consultórios médicos, sala de apoio e diagnóstico e ambiente para imobilização de fraturas.

Os Homenageados: Natural de Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, a 29 de novembro de 1933, Renato Pegorim veio para Itajaí em 1960. Médico concursado da Prefeitura, trabalhou até a sua aposentadoria. Foi titular do Colégio Internacional de Cirurgia e diretor do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Trabalhou como médico na cidade por 50 anos. Faleceu em 20 de abril de 2011.

Carlos Alberto de Souza Brito nasceu em 13 de setembro de 1945 em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde se graduou em medicina em 1973. Já casado, fixa residência em Itajaí em dezembro de 1974. Especializado em oftalmologia, atuou por mais de 40 anos na cidade. Faleceu de infarto enquanto dirigia, a uma quadra de seu consultório, em 22 de julho de 2013.

No segundo bloco funcionará a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, denominada Dr. José Eliomar da Silva. Em uma área de 2.050 metros quadrados, ela terá consultórios adultos e pediátricos, sala de curativos, eletrocardiograma, radiologia e leitos para observação. A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas terá ainda farmácia/dispensário, sala de urgência com dois leitos, sala para pequenas cirurgias, sala de higienização e posto policial.

O Homenageado: O cirurgião plástico José Eliomar da Silva nasceu em Iguatu, no Ceará, em 24 de setembro de 1923. Entre outros cargos, foi diretor do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e Chefe do INAMPS. Ativo na política, foi deputado estadual no período de 1963 a 1967. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Itajaí, graças aos relevantes serviços prestados. Também marcou seu nome como escritor e cronista. Faleceu em 22 de setembro de 2011, aos 87 anos.

Neste bloco, também estará instalado o Centro Integrado de Saúde, que reunirá diversos setores da Saúde Municipal. É o caso do Laboratório Central de Análises Clínicas, que abrigará salas de coleta, laboratórios integrados (microbiologia, bioquímica, urinálise, imunologia, parasitologia) e sala de laudos. O espaço concentrará ainda os serviços de análises em tuberculose, hematologia e patologias, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), totalizando 620 metros quadrados. Esta ala levará o nome de Dr. Jaí Noel Gaya.

O Homenageado: Nascido a 14 de janeiro de 1946 em Luís Alves (SC), se formou cirurgião dentista em 1967 no Rio de Janeiro e regressou a Itajaí, onde se casou dois anos depois e constituiu família. Foi servidor concursado do INPS e um dos fundadores do Lions Clube Itajaí Praia. Faleceu num acidente de trânsito em 06 de agosto de 2014.

Já o bloco três vai receber a Unidade Administrativa e de Treinamento Dr. José Newton Menezes Caminha. O ambiente terá 517 metros quadrados onde funcionará um auditório para promoção de capacitações voltadas aos profissionais da saúde. O Centro Integrado de Saúde terá uma central própria de tratamento e higienização de resíduos, monitoramento com câmeras e heliponto, além de uma área de facilidades e apoio de 180 metros quadrados.

O Homenageado: Natural de Fortaleza, no Ceará, José Newton Menezes Caminha nasceu em 17 de julho de 1938. Formou-se em medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Já casado, fixou residência em Itajaí no ano de 1967. Trabalhou também nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú. Em Itajaí, atuou no INPS, depois INAMPS, como clínico geral, pediatra e socorrista do PAM, além de prestar serviços nas policlínicas do São João e do São Vicente. Foi um dos fundadores do Hospital Infantil Menino Jesus, atual Hospital Pequeno Anjo. Em dezembro de 2007, foi agracidado com o título de Cidadão Itajaiense. Faleceu em 09 de outubro de 2012.

Expectativa de atendimento

Ao concentrar os atendimentos de várias unidades da Rede Municipal de Saúde em um mesmo local, o CIS Dr. Silvino Eing vai facilitar o acesso da população aos serviços atualmente ofertados em diferentes regiões da cidade. A expectativa é que o local totalize 733.511 atendimentos ao ano, numa média de mais de 61 mil atendimentos mensais, contando os números atualmente registrados pela Secretaria de Saúde no Pronto Atendimento 24 horas do São Vicente, na Policlínica Central e no Laboratório Municipal - unidades que deverão ser deslocadas de suas atuais instalações para o Centro Integrado de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS