quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/12/2016 | 20:31

Ministro da Agricultura visita indústrias e confirma retorno a Itajaí no mês de janeiro

 

A primeira visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, Blairo Maggi à Itajaí encerrou com a confirmação de que Maggi retorna à cidade na primeira quinzena de janeiro. A nova data foi reservada para uma reunião exclusiva com a diretoria e associados do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região – SINDIPI. Durante este encontro que será realizado na sede do sindicato, o ministro vai ouvir dos empresários as principais demandas do setor. Para Maggi, as dificuldades da pesca não são novidades, mas ele argumenta que é preciso uma apresentação por parte dos representantes ao Ministério da Agricultura, apontando as necessidades prioritárias e em número que seja viável para uma solução imediata.

Durante a permanência em Itajaí nesta quarta-feira (21), o ministro teve acesso a algumas reivindicações, mas este não foi o objetivo da visita. A intenção de Maggi foi repetir o que vem fazendo em outras regiões brasileiras, que é conhecer e incentivar os setores produtivos do país. Na cidade, reconhecida como o maior polo pesqueiro do país, o ministro visitou a empresa Gomes da Costa e em Navegantes, a Costa Sul. Nas duas, ele teve acesso aos locais de beneficiamento de pescado e conferiu de perto o passo a passo da rotina de trabalho dos funcionários de uma fábrica, desde a recepção do peixe no cais até a saída dos produtos para o mercado consumidor.

 A agenda de visitas iniciou pela Gomes da Costa, durante a manhã onde o ministro foi recebido pelo presidente da empresa Enrique Orge e diretores, que apresentaram a logística do processamento de pescados e o trabalho de pesca sustentável desenvolvido pela empresa. Depois o ministro, juntamente com lideranças do setor, representantes do MAPA de Santa Catarina e de Brasília, da Câmara Setorial da Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina- FIESC e Marinha do Brasil seguiram para Navegantes a bordo do barco escola do Instituto Federal de Santa Catarina, para a visita a empresa Costa Sul.  Blairo Maggi permaneceu na empresa de Navegantes por mais de uma hora e depois o grupo seguiu ainda no barco para a Capitania dos Portos, onde desembarcou por volta das 13h.

A programação do ministro em Itajaí terminou com um almoço, onde ele teve a chance de conversar com empresários das indústrias da pesca e também com o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca, Jorge Neves, que mais uma vez reforçou ao representante do Governo Federal o desejo do setor pesqueiro de Santa Catarina ser reconhecido e tratado de maneira igualitária aos outros setores produtivos do Brasil. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS