quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/12/2016 | 06:52

Thiago Morastoni busca novas parcerias para estudantes e pescadores utilizarem barco escola do IFSC

Itajaí conta hoje com uma importante ferramenta pedagógica, o barco escola “Aprendendo com o Mar”, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A embarcação pode ser usada na capacitação de profissionais do setor pesqueiro e também em aulas a estudantes do município, e tem potencial para ser mais utilizada. O vereador Thiago Morastoni (PMDB), a convite da equipe docente do IFSC, conheceu as instalações do barco e se comprometeu em buscar novas parcerias públicas para oportunizar maior integração da comunidade neste importante projeto.

Credenciado pela Marinha, o barco escola do IFSC foi o primeiro do gênero a ser construído no Brasil, em março deste ano. Trata-se de um catamarã com mais de 12 metros de comprimento, com capacidade para receber até 30 estudantes e que ainda pode ser usado em aulas práticas dos cursos técnicos em Pesca, Recursos Pesqueiros e Aquicultura para os cursos de qualificação de Pescador Profissional e de Pescador Especializado e da pós-graduação em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino.

A equipe docente do IFSC solicitou ao vereador auxílio para ampliar as parcerias, especialmente com o poder público. “Me comprometi em buscar parcerias com o Executivo e o Legislativo, para proporcionarmos maior integração do IFSC com nossa comunidade. A embarcação pode receber diariamente alunos e professores da rede pública de ensino e até pescadores de nossa região. Trata-se de um belo projeto de incentivo ao conhecimento, que não trará custos ao município e que pode ser potencializado”, ressalta o parlamentar.

Thiago Morastoni lembra que, ao conhecer o catamarã, os estudantes podem acompanhar na prática a vocação náutica de Itajaí, palco de regatas mundialmente famosas e sede de uma grande marina, além da grandeza dos setores portuário e pesqueiro. “Durante as visitas, os alunos navegam pelo Rio Itajaí-Açu e veem de perto o Saco da Fazenda, a marina, o porto e as empresas de pesca. Recebem ensinamentos de educação ambiental, das ações de segurança dentro de embarcações, de como ocorrem as entradas e saídas de navios e barcos de pesca, entre outros temas diretamente ligados às principais atividades de nosso município”, destaca o vereador, reforçando ainda que o espaço pode contribuir diretamente para a qualificação dos pescadores, aprimorando o conhecimento em embarcações, atracações e até mesmo na parte de piscicultura.

O barco escola do IFSC custou cerca de R$ 500 mil – recursos do governo federal – e conta com uma completa infraestrutura para atender estudantes e profissionais da pesca.

 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS