sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/12/2016 | 14:40

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

O XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, realizado em Florianópolis na última semana, foi especial para Itajaí. As ações da Secretaria Municipal de Saúde foram reconhecidas e destacadas como referência em todo o Estado. Quatro unidades de saúde foram certificadas: Cidade Nova I, Espinheiros, Nossa Senhora das Graças e Santa Regina.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) é uma "Estratégia' do Ministério da Saúde que tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Não é categorizado como um Programa.

Entre as ações executadas para receber a certificação, destaque para a oficina de implantação da EAAB nas unidades participantes, envolvendo todos os profissionais que trabalham no local, desde os responsáveis pela limpeza até os recepcionistas, passando pela equipe médica e de enfermagem. Para alcançar os critérios, tutores acompanharam e orientaram as equipes participantes.

Representaram as equipes de Itajaí ao receber as certificações, a nutricionista Alessandra Monestel, responsável pelo Serviço de Nutrição e pela EAAB no município e Márcia Dalago Cunha, Diretora de Atenção à Saúde. A certificação foi entregue por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da equipe técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Dentro da programação, foi apresentada a experiência de Itajaí na mobilização para a certificação.  “Foi o reconhecimento de uma trajetória de trabalho conjunto entre os tutores e os profissionais de saúde de das Unidades de Saúde elencadas para iniciar os trabalhos da EAAB. Mas não vamos parar por aí, já estamos em busca da certificação para as demais unidades de saúde do município”, ressalta Alessandra Monestel.

Os seis critérios que devem ser alcançados para conquistar a certificação da EAAB são:

1 - Desenvolver ações sistemáticas individuais ou coletivas para a promoção do aleitamento materno (AM) e alimentação complementar saudável (ACS);

2 - Monitorar os índices de AM e AC da região atendida;

3 - Dispor de instrumento de organização de cuidado à saúde da criança (fluxograma, mapa, protocolo, linha de cuidado ou outro) para detectar problemas relacionados ao AM e ACS;

4 - Cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras – NBCAL e Lei 11.265/06 – e não distribuir “substitutos”;

5 - Contar com a participação de pelo menos 85% da equipe de atenção básica nas oficinas desenvolvidas;

6- Cumprir pelo menos uma ação de incentivo ao AM e uma de ACS pactuadas no plano de ação;

 

Além das quatro unidades que conquistaram a certificação, já está em análise no Ministério da Saúde para liberação da certificação, mais duas unidades: Costa Cavalcante e Canhanduba. A próxima a ser solicitada será Itaipava.

Em Itajaí 12 tutores da EAAB receberam formação em 2014: Alessandra Monestel - Nutricionista da DAS/SMS, Letícia Maria Arceno - Nutricionista do CRESCEM, Alessandro da Silva Scholze - Médico ESF da UBS Nossa Senhora das Graças, Andrielle de Bittencourt Pacheco Rubim - Fonoaudióloga do HUPA, Deise Baixo Duarte Furtado - Fonoaudióloga do PAM, Cibele Schead dos Santos - Cirurgiã Dentista da UBS Rio Bonito, Taciana B. Scheidt - Enfermeira ESF da UBS Rio Bonito, Juliana Fernandes de Oliveira - Enfermeira ESF da UBS Santa Regina, Márcio Accioly Sippel Fossari - Pediatra da DAS/SMS, Roberta Barros de Souza dos Santos - Enfermeira ESF da UBS Itaipava, Silvana A. dos Santos Furlani - Enfermeira do HMMKB e Tania Alexsandra Guttuzzo - Enfermeira ESF da UBS Espinheiros.

A Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS, mais conhecida como Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), foi lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS