quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/11/2016 | 13:36

Projeto Golfinho pretende formar 2 mil alunos durante a temporada de verão

O programa que atende crianças e jovens entre 9 e 13 anos, trabalha a conscientização e prevenção sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente. As aulas são realizadas nas praias durante a temporada da operação veraneio.

Através de oficinas ministradas por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar e guarda-vidas civis capacitados, os jovens aprendem a identificar as características relativas às praias e passam a reconhecer locais que podem oferecer riscos aos veranistas, além de lições sobre preservação e educação ambiental. Informações como direção e aproximação das ondas, a intensidade das correntes marítimas, áreas perigosas e impróprias para o banho de crianças e jovens, comportamento do banhista perante o mar, noções básicas de salvamento, primeiros socorros e atendimento em casos de afogamento fazem parte do programa. Para o soldado do Corpo de Bombeiros, Maurício Carvalho, esses ensinamentos ajudam a reduzir os índices de ocorrências nas praias. “Os alunos aprendem no projeto Golfinho e passam a ser multiplicadores de informação. Eles avisam os pais e amigos para evitar problemas. Além disso, hoje temos muitos guarda- vidas e instrutores que anos atrás foram nossos alunos do projeto”, explica.

Para a realização do projeto em todo o estado, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio da iniciativa privada, já que nas oficinas são utilizados materiais pedagógicos e uniformes específicos. A ação nas praias entre Bombinhas e Itapoá foi viabilizada pela empresa de alimentos Gomes da Costa, responsável pelo kit completo dos alunos. “A responsabilidade social corporativa está entre as prioridades estratégicas da Gomes da Costa, por isso acreditamos que a realização de projetos como este em Itajaí reforçam a nossa preocupação com a educação ambiental, saúde e cidadania”, explica Rochelli kaminski, diretora de Recursos Humanos da GDC Alimentos.

Com o auxílio da Gomes da Costa, o Corpo de Bombeiros pretende iniciar os trabalhos do Projeto Golfinho no mês de dezembro. No início do curso as crianças e adolescentes recebem os kits e ao final recebem certificados de participação e uma cartilha explicativa, com os temas abordados durante o curso. 

Para o Tenente Coronel Charles Alexandre Vieira, “a parceria com a iniciativa privada, nesse caso a Gomes da Costa, além de proporcionar os materiais também nos dá mais visibilidade para captar mais crianças para trabalhar com os bombeiros na prevenção de familiares e amigos, quando frequentam as praias”.

Até agora o Corpo de Bombeiros já formou mais de 27 mil crianças e adolescentes, nas principais praias do litoral catarinense. Para participar do Projeto Golfinho, é preciso fazer a inscrição dos postos guarda vidas em cada cidade.

 

Apoio imprensa: Margareth Santos


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS