quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/11/2016 | 08:17

Competição tecnológica premia jovens do ensino fundamental, em Itajaí

Ocorre hoje, 30, às 14 horas, na Secretaria Municipal de Educação, em Itajaí, feira de ciências onde serão apresentados os projetos desenvolvidos por alunos de escolas públicas da rede municipal integrantes do projeto Tem Ideia na Rede, coordenado por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Na ocasião será realizada, ainda, a premiação dos dois melhores trabalhos.

A iniciativa, que teve adesão de 68% das escolas da rede municipal de Itajaí, que possuem laboratório de informática, contou com a participação de 208 estudantes. Eles foram divididos em equipes de até cinco alunos para propor soluções tecnológicas para necessidades observadas em suas comunidades, como o estimulo a reflexões sobre problemas ambientes, culturais e aplicações de auxílio a atividades escolares.

Para isso, eles deveriam utilizar o Scratch, uma ferramenta de programação desenvolvida para ajudar crianças acima de oito anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Como premiação, cada estudante da equipe vencedora receberá um tablet e a oportunidade de participar de uma oficina envolvendo atividades práticas relacionadas com tecnologia.

O projeto, organizado pelos professores André Santana, André Raabe e Elieser Jesus, do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), da Univali, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, conta com a parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), MIT - Media Lab e Fundação Lemann, por meio do Programa Ê. A programação completa e outros detalhes sobre o evento estão acessíveis clicando aqui.

 

Outras informações: (47) 3341-4235, com André Luiz Maciel Santana, professor e pesquisador do Lite/Univali.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS