sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/10/2016 | 18:35

Saúde reforça orientações contra a dengue para Finados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Dengue, reforçou nesta semana as orientações preventivas ao público que está em visita aos cemitérios em virtude do Dia de Finados. Além disso, durante o feriado, uma equipe irá percorrer os cemitérios para orientar a população. O objetivo é evitar a instalação de focos transmissores da dengue e manter os cemitérios fora do risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os cemitérios de Itajaí são visitados e monitorados a cada 15 dias. Os agentes de endemias fazem uma varredura à procura de focos e as amostras suspeitas são recolhidas e enviadas ao laboratório de análises para diagnóstico. Este ano somente o cemitério da Fazenda apresentou focos positivos do Aedes aegypti.

Após o Finados o trabalho continua. A equipe do Programa de Controle da Dengue fará uma varredura nos cemitérios para remoção de depósitos que acumulam água. A ação é necessária devido ao aumento da colocação de vasos e embalagens que podem ser tornar criadouros do mosquito.

 Veja algumas dicas para a limpeza e manutenção dos túmulos nos cemitérios:

- Ao lavar os túmulos, troque a água dos vasos por terra ou areia;
- Observe se há locais com acúmulo de água e elimine-os;
- Prefira flores artificiais ou plantadas em vasos com terra (sem prato para aparar água);
- Jogue no lixo os recipientes usados na limpeza dos túmulos;
- Coloque areia ou terra em locais do túmulo que possam acumular água;
- Floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento da água.

Além destas ações nos cemitérios verifique todos os pontos de água parada em sua residência. Simples ações como estas ajudam a evitar a proliferação do mosquito. Ajude o município de Itajaí na luta contra a Dengue!


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS