quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/10/2016 | 09:44

​NOTA OFICIAL: Segurança no Campus Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) informa que, na tarde desta quarta-feira, 19, identificou o movimento de populares que buscaram proteção no interior do Campus Itajaí por ocasião de assalto ocorrido na Avenida Abrahão João Francisco, próximo a um ponto de ônibus.

Na ocasião, uma viatura da Polícia Militar (PM), que passava pelo local abordou e prendeu um dos assaltantes. Outro assaltante fugiu do local sendo capturado em seguida, segundo informações da PM.

Imediatamente, a Universidade solicitou para a empresa terceirizada, responsável pelo serviço de monitoramento do Campus, as imagens das câmeras de segurança, do momento do ocorrido, e antecipa-se em coloca-la à disposição das autoridades de investigação policial.

A Instituição informa que realiza trabalho preventivo de revisão e melhoria continua em seu sistema interno de segurança. Apenas em 2016, mais 200 câmeras de alta resolução foram instaladas, a iluminação nas calçadas dos arredores do Campus foi reforçada e uma plataforma elevada foi construída para abrigar, no local, uma viatura da Polícia Militar em horários de maior circulação. Desde então, nenhuma outra ocorrência dentro do Campus foi registrada.

Uma universidade como a Univali, reúne jovens de todas as classes. Pertences como celulares, laptops, tablets e joias integram o dia-a-dia de muitos deles. A anormalidade, no entanto, está na situação causada pelo agrupamento desses em áreas externas, que tornam-se alvos fáceis para a ação de criminosos.

A situação não é isolada. É reflexo do que ocorre por toda a cidade, região, Estado e País. E, se por um lado a Universidade não é a fonte adequada para se pronunciar sobre os assuntos de segurança pública em Santa Catarina, por outro, a Instituição quer contribuir com a segurança no entorno do Campus. E, para isso, deverá continuar se reunido com o Comando da Polícia Militar e representantes dos alunos dispondo-se à contribuir na busca das soluções para o problema público.

Dito isso, a Universidade solicita que boatos e especulações não sejam compartilhados, visto que só aumentam o desconforto e a sensação de insegurança para o ambiente acadêmico, área em que os esforços devem estar concentrados na produção e socialização do conhecimento.

Por outro lado, reforça que todas as ocorrências reais sejam devidamente registradas nos órgãos competentes, por meio de boletins de ocorrência, para que, além de fins estatísticos, as medidas necessárias para correção de falhas sejam tomadas.

FIQUE ATENTO

O registro de Boletins de Ocorrência (BO) são fortes aliados para a construção de estatísticas que influenciam no planejamento de ações táticas dos setores de Segurança Pública. Eles podem ser feitos no site da Polícia Civil (http://sistemas.sc.gov.br/bocidadao/). Há até mesmo uma opção só para roubo e furto de celular, que é um dos objeto mais procurado pelos bandidos. No mais, alguns cuidados podem ajudar a evitar a abordagem de criminosos. Confira as dicas para evitar a ação de bandidos em algumas situações do seu dia-a-dia:

  • Procure guardar seu veículo em estacionamento;
  • Opte por estacionamentos com seguro;
  • Caso opte por estacionar na rua, procure em lugar movimentado e iluminado;
  • No caso de utilizar transporte público, cuidado com seus pertences;
  • Evite andar sozinho até o ponto de ônibus;
  • Evite ficar sozinho no ponto de ônibus;
  • Ao transportar seu laptop ou tablet, procure levá-lo numa mochila;
  • Estando de carro, coloque-os no porta-malas;
  • Não carregue muito dinheiro, nem deixe a carteira no bolso de trás;
  • Ao notar que está sendo seguido, procure mudar várias vezes o lado da calçada;
  • Não carregue objetos de valor, grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade;
  • Evite lugares sem iluminação e com pouco movimento;
  • Se presenciar uma situação suspeita, reporte-a imediatamente aos agentes de segurança da Universidade.

Caso a abordagem ocorra, mantenha-se calmo, não reaja, não faça nenhum movimento brusco, pois nesses casos, preservar a integridade física é o mais importante. Depois, procure uma Delegacia de Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência (BO).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS