sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/10/2016 | 14:31

Itajaiense é destaque no Judô dentro e fora do país

Revelação no Judô Brasileiro, Phelipe André Pelim (26), treina desde os seis anos de idade e não consegue mais se ver sem o esporte. Iniciou na modalidade na SKD Judô de Itajaí, com o Mestre Otávio, onde ficou onze anos até conseguir uma chance de se mudar para São Paulo e viver do esporte, buscando o sonho da medalha olímpica.

Phelipe participou, neste final de semana, do European Open de Glasgow, realizado em Glasgow, na Escócia. Esta competição faz parte do Circuito Mundial de Judô, que acumula 100 pontos no ranking mundial para o campeão. Este ranking é importante para as olimpíadas, pois quem tiver melhor ranqueado no ano olímpico do Brasil é quem garante a vaga.

O atleta fez quatro lutas na competição e saiu vencedor em todas. Sua primeira luta foi contra um americano, a segunda diante do representnte da Holanda, a terceira contra um alemão e a final diante de um adversário espanhol. "Como está começando um novo ciclo olímpico para Tókio 2020, é muito importante já ir pontuando no ranking, por isso fiquei muito feliz pelo meu resultado, feliz por ouvir o hino nacional brasileiro no lugar mais alto do pódio. Além de conquistar uma medalha que não tinha, Deus me possibilitou lutar bem, fazer o que eu faço todos os dias da melhor maneira e obter um ótimo resultado", destaca.

Phelipe sempre lutou por Itajaí e desde que se mudou pra São Paulo, continua representando o município nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Quando o assunto é a cidade natal, Phelipe se orgulha. "Fico muito feliz de poder lutar nessa competição, pois defendo as cores da minha cidade natal, minha família pode ver as lutas e me apoiar de perto. Itajaí sempre me ajuda muito nesta caminhada que não é fácil".

As dificuldades no esporte aparecem de várias maneiras. A maior de Phelipe é a financeira. Ele destaca que os atletas de judô não recebem nenhum luxo como atletas de outros esportes têm. O judoca acredita que a modalidade já melhorou bastante se comparado há alguns anos, mas ainda falta investimento e isso é o que faz muitos atletas desistirem de seus sonhos no esporte porque no fim tudo é gasto e é preciso se manter de alguma maneira.

Para sua última competição na qual foi destaque, Phelipe se preparou muito, buscou corrigir os erros para chegar o mais preparado possível na competição. "Consegui ser campeão e dar essa conquista para todas as pessoas que me apoiam, principalmente para minha família que mesmo distante está sempre comigo em meu coração e na torcida, além de minha namorada e amigos que estão sempre me apoiando. Sem essas pessoas tudo fica mais difíci", considera.

A mensagem que Phelipe deixa para as crianças que gostam do judô e estão começando agora é que tudo é possível, basta ter fé, buscar a todo instante o seu sonho que ele possa se realizar. "As pedras aparecem no caminho, mas quando temos fé e acreditamos que iremos alcançar nosso objetivo, passamos por essas pedras, aprendemos com nossos erros e nos tornamos mais fortes a cada batalha. Então acredito que não devemos desistir do nosso sonho, porque na vida tudo passa, devemos buscar com todas as nossas forças e se na pior das hipóteses não ter dado certo, iremos estar tranquilos, pois demos nosso máximo para aquilo em que acreditamos e o caminho traçado será vitorioso".


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS