sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/10/2016 | 16:08

Biblioteca Pública é reaberta com lançamento do Anuário de Itajaí

Depois de alguns meses fechada ao público para reforma interna, a Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior reabriu as portas à comunidade nesta segunda-feira (17), em cerimônia que também lançou o “Anuário de Itajaí 2015”. O local volta a atender a comunidade de segunda a sexta, das 08 às 19 horas, sem fechar para o almoço e no sábado das 08 horas ao meio dia.

O Município de Itajaí investiu aproximadamente meio milhão de reais na reforma da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. As obras foram internas e contemplaram um novo auditório, novo mobiliário, novos pisos, nova iluminação e nova pintura. Além disso, o local agora é totalmente acessível, já que foram incluídas rampas e portas automáticas. A Biblioteca ainda recebeu aproximadamente novos dois mil livros para complementar o acervo de aproximadamente 26 mil obras.

O novo local também possui vários computadores disponíveis gratuitamente com disponibilidade para pesquisas e consultas na internet para a comunidade. A Biblioteca também conta com um espaço para estudos e leitura. O cidadão que for até o local pode ler qualquer uma das obras no espaço. Caso queira levar para casa é preciso ter um cadastro.

Para fazer um cadastro na Biblioteca é muito simples. Basta ter mais do que dezoito anos e apresentar no local um documento de identificação e o comprovante de residência. Os menores de idade podem realizar cadastro através do responsável.

A Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior fica próximo à Prefeitura Municipal, na Vila Operária, na Rua Heitor Liberato, 1100.

Anuário de Itajaí 2015

O “Anuário de Itajaí 2015” foi lançado no novo auditório da Biblioteca Pública e contou com a presença massiva de autoridades, imprensa e comunidade. O público que foi até o local pôde pegar um exemplar gratuitamente e receber uma dedicatória dos autores, que compareceram em peso.

O Anuário de Itajaí foi criação dos jornalistas itajaienses Juventino Linhares e Jayme Fernandes Vieira, no distante ano de 1924. Os fundadores pretendiam que a publicação se fizesse a cada ano, para recolher notícias de acontecimentos relevantes da cidade, assim como dar publicidade a trabalhos literários e outras informações úteis aos leitores.

Essa primeira edição (hoje um volume raro e histórico) não foi seguida de outras, como era a intenção, até 1949, quando Marcos Konder e Silveira Júnior retomaram a edição do Anuário. Mais uma vez o periódico foi interrompido e em 1959 os jornalistas Laércio Cunha e Silva e Roberto Mello de Faria publicaram o Anuário do ano corrente e de 1960, em comemoração ao 1º Centenário do Município de Itajaí.

A publicação foi retomada pela Fundação Genésio Miranda Lins sem novas interrupções em 1998. Desde então, o Anuário serve de anais da Fundação Genésio Miranda Lins para a publicação daquilo que se produz em Itajaí e região nos campos da história, da literatura, das artes, dentre outros.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS