sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/10/2016 | 10:39

IFSC tem mais de 200 vagas em cursos técnicos, superiores e pós-graduação

Estão abertas, até 03 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para o Campus Itajaí, estão sendo ofertadas 235 vagas para cursos técnicos, superiores e pós-graduação. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser realizadas através dowww.ifsc.edu.br.

Do total de vagas, 80 são para os cursos técnicos integrados (em que o aluno faz o Ensino Médio ao mesmo tempo que faz o técnico no IFSC) sendo 40 para o curso técnico integrado em Mecânica e 40 para o técnico integrado em Recursos Pesqueiros. A forma de seleção para esses cursos será por meio de sorteio público a ser realizado na reitoria do IFSC.

Há ainda 80 vagas para os cursos técnicos concomitantes, em que o candidato deve ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio e, ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra instituição, faz o curso técnico no IFSC. São 40 vagas para o técnico concomitante em Recursos Pesqueiros, em que a forma de seleção será por sorteio público, e 40 para o técnico subsequente em Mecânica, em que a seleção será por meio de exame de classificação a ser realizado no dia 20 de novembro.

Estão sendo ofertadas 40 vagas para o técnico subsequente em Eletroeletrônica, em que a forma de seleção será por exame de classificação no dia 20 de novembro, e 20 vagas para o curso superior de Engenharia Elétrica, em que a forma de seleção será feita usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.

Neste ano, passa a ser ofertado ainda o mestrado profissional: Clima e Ambiente, em parceria com os campus Florianópolis e Garopaba. Os candidatos serão avaliados pelo currículo lattes, plano de estudos e por uma prova escrita e uma oral.


Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos, Proeja e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Na pós-graduação, não existe reserva de vagas por critérios sociais ou raciais, mas duas vagas do mestrado podem ser destinadas a candidatos sem vínculo empregatício, que consigam se dedicar integralmente ao curso. Esses candidatos podem receber bolsa de estudos, se houver disponibilidade de recursos do IFSC.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Ingresso do IFSC (www.ifsc.edu.br) até 03 de novembro.

Para os cursos técnicos em que a seleção é por exame de classificação há uma taxa de inscrição de R$ 55,00. Essa taxa deve ser paga até 04 de novembro por meio de boleto bancário em qualquer agência, em postos de autoatendimento ou via internet.

Doadores de sangue, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de famílias de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 21 de outubro. A solicitação deve ser feita no ato da inscrição. O detalhamento do processo está nos editais.

Para os cursos cuja seleção é por sorteio ou pela nota do Enem, não há taxa de inscrição. Também não há taxa para as inscrições no mestrado e nas especializações.


Em caso de dúvidas, os candidatos devem enviar e-mail para ingresso@ifsc.edu.br ou ligar para os telefones indicados nos editais.

Confira abaixo a lista de cursos com vagas abertas:

ITAJAÍ

- Bacharelado: Engenharia Elétrica

- Técnico concomitante: Mecânica; Recursos Pesqueiros

- Técnico integrado: Mecânica; Recursos Pesqueiros

- Técnico subsequente: Eletroeletrônica

- Mestrado Profissional: Clima e Ambiente (multicampus, com o Campus Florianópolis)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS