sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/10/2016 | 10:21

Exposição de artigos de moda contextualiza história da cor rosa

“Rosa: uma cor, uma história” este é o nome da exposição de artigos de moda que abre para visitação no dia 13 de outubro (quinta-feira), às 20h30, na Modateca, anexa à Biblioteca Comunitária do Campus Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A mostra apresenta, no Outubro Rosa, uma contextualização histórica da cor e de suas relações com a moda e o gênero. A visitação é gratuita e segue aberta até dezembro.
A exposição realizada pelo curso de Design de Moda da Univali reúne 30 artigos rosa, entre eles estão vestidos, saias, casacos, bolsas, cintos, calçados e acessórios femininos e masculinos. São peças de diversas épocas, como um espartilho rosa datado do início do século 20, vestidos das décadas de 1960 até 1990 e artigos contemporâneos. Alguns deles pertencem ao acervo da Modateca, outros foram emprestados por alunos e professores da Univali.
“As peças e textos de apoio mostram como a cor rosa tornou-se referência entre as mulheres e como a moda feminina apropriou-se da cor ao longo do tempo”, explica o professor Renato Riffel, coordenador da Modateca da Univali e curador da mostra.
De acordo com o professor, além de proporcionar aos visitantes a oportunidade de ver peças históricas de moda, a iniciativa colabora com ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no mês conhecido como Outubro Rosa. “Teremos uma ação de conscientização no dia 20 de outubro, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú”, ressalta.
Ação de conscientização
No dia 20 de outubro (quinta-feira), nos períodos matutino e noturno, voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú, estarão no deck da cantina do Campus BC para sensibilizar a comunidade acadêmica em relação à importância da realização dos exames de detecção, fatores de risco e prevenção à doença. Neste dia, parte da exposição será transferida para o local, no intuito de gerar mais dinâmica à mobilização.
Visita monitorada
“Rosa: uma cor, uma história” estará aberta à visitação até o dia 9 de dezembro, na Modateca, às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h, e às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail modateca@univali.br.
 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS