quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/10/2016 | 14:48

Operação Ragnarök: Polícia Militar e Gaeco realizam hoje a maior operação policial contra o tráfico de drogas na região

Às 13h de hoje, 6, o 12º Batalhão de Polícia Militar iniciou a segunda fase da Operação Ragnarök. Com mais de 180 Policiais Militares de sete batalhões envolvidos, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), cujo objetivo foi cumprir 34 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, na maior ofensiva contra o tráfico de drogas no Vale do Rio Tijucas e de Santa Catarina.
 
Estão empenhados na operação batizada como “Ragnarök” Policiais Militares do 12° Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), que realizaram todo o serviço de monitoramento e levantamento de dados, também do 1° BPM (Itajaí), do 25º BPM (Navegantes), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de CHOQUE, da Companhia de Operações de Busca, Resgate e Assalto (COBRA) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), um helicóptero do Batalhão de Aviação (BAPM), cães farejadores (K-9) do Canil Central, do Canil do 12° BPM e do Canil do 1°BPM.
 
Visando restabelecer a ordem pública, missão constitucional e precípua da Polícia Militar, foi iniciada em junho de 2016 um serviço de inteligência e monitoramento de toda a movimentação da organização criminosa denominada “Sem Terra-STR”. O apoio da comunidade enviando vídeos, fotos e depoimentos, contribuíram para que os policiais militares do 12° Batalhão se infiltrassem na comunidade (como se moradores fossem) e passassem a observar de perto os criminosos.
 
Em quatro meses de observação foi constatado que a facção criminosa estava muito bem organizada, com funções de cada integrante definida, horários determinados, e uma movimentação ininterrupta de comércio de drogas divididos em 4 turnos de 6 horas, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Favorecidos pelas características geográficas do terreno, utilizavam “olheiros” com rádios comunicadores e seguranças fortemente armados garantiam o trabalho da facção criminosa. Assim, quando uma viatura policial chegava no local, logo era anunciada e os traficantes se dissipavam, impossibilitando as prisões. Todavia, foram realizados vários Termos Circunstanciados em desfavor de usuários que eram vistos entrando no loteamento e logo saindo com droga.
 
Durante a operação foram cumpridos os 22 mandados de prisão e os 34 mandados de busca e apreensão. Cerca de 10 pessoas, entre homens, mulheres e menores foram presos por envolvimento com o tráfico, muitos foram presos em flagrante com drogas, outros com armas.
 
Segundo o comandante da Operação, Tenente Coronel PM Evaldo, “o foco dessa operação foi restabelecer a ordem pública, destituir o crime organizado que estava instalado nessa localidade que interferia em toda nossa região, bem como resgatar a confiança da sociedade na Polícia Militar. É inadmissível que um poder paralelo oprima a sociedade de bem e desafie as forças de segurança do Estado sem receber a devida reprimenda. A resposta da Polícia Militar é esta. Vamos limpar e manter limpo”.
 
O NOME DA OPERAÇÃO.
 
A operação foi batizada de “Ragnarök”, (em português: destino dos deuses) em alusão a mitologia nórdica, marcada por uma série de eventos, incluindo uma grande batalha que resultaria na morte de diversos deuses (incluindo Odin, Thor e Loki); seguido de ocorrências de várias catástrofes naturais e a submersão do mundo pela água. Depois, o mundo ressurgiria fértil e para uma nova vida. Assim, na data de hoje, “Ragnarök”, significa para a polícia uma grande batalha para restabelecer a ordem pública contra àqueles que se acham “deuses da droga” e garantir a volta da segurança do Estado para essa comunidade, que poderá recomeçar uma nova vida.
 
As pessoas da comunidade que quiserem fazer denúncias anônimas sobre o paradeiro de drogas, armas e foragidos, garantiremos o anonimato e sigilo de sua identidade. Você pode fazer a denúncia através Whatsapp número 48/9122-5201

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS