sexta, 19 de abril de 2024
Geral
11/10/2016 | 10:30

Univali promove coleta de esponjas de cozinha usadas

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou campanha de arrecadação de esponjas de cozinha usadas. A arrecadação vale para todas as marcas e tamanhos e os pontos de coletas estão distribuídos nos campi da Universidade nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Biguaçu, Florianópolis, Itajaí, São José, Penha, além do Escritório Modelo de Advocacia (EMA) e Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí.

Para realizar a doação a esponja precisa estar limpa e seca. Todo o material coletado será destinado ao programa nacional de reciclagem de esponjas de uso doméstico coordenado pela empresa TerraCycle que, além de dar a destinação correta, reverterá, para cada esponja arrecadada, R$0,02 que serão destinados ao Hospital Infantil Pequeno Anjo, de Itajaí.

“A esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida. Na própria Universidade, há o descarte médio de 900 esponjas usadas por mês”, aponta Francine Wendt, engenheira ambiental e coordenadora do projeto na Univali.

Ela explica, ainda, que essas esponjas são, normalmente, tratadas como resíduo não-reciclável, sendo encaminhadas ao aterro sanitário: “O que pouca gente sabe, no entanto, é que as esponjas podem ser recicladas e transformadas em uma nova matéria-prima chamada Pellet, que posteriormente é vendida e utilizada para a produção de bancos, lixeiras, e outros produtos”, conclui.

Outras informações: (47) 3341-7869, com Francine Wendt, engenheira ambiental na Univali.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS