quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/09/2016 | 16:55

DEPRESSÃO: alguns sinais que fazem parte do quadro depressivo e são ignorados

Diferentemente do senso comum de que a depressão é apenas tristeza, ela se caracteriza por um desequilíbrio nos neurotransmissores – mensageiros químicos no cérebro responsáveis pelas emoções, incluindo as sensações de bem-estar, prazer, disposição e serenidade. Esse desequilíbrio químico pode “bagunçar” o organismo e causar uma série de sintomas bem conhecidos como falta de disposição, apatia, dificuldade de concentração, pensamentos negativos e a tristeza associada muitas vezes isoladamente com a depressão.

Segundo o médico psiquiatra, palestrante e especialista em comportamento humano Dr. Ricardo Frota, o que pouca gente sabe é que esse desequilíbrio químico também causa sintomas físicos que muitas vezes fazem parte do quadro depressivo e são ignorados. “Em pacientes com depressão, é bastante comum a ocorrência da síndrome do intestino irritável, que causa desde dores abdominais até flatulência e mudanças no ritmo do intestino. Muitas vezes, após procurar um médico especialista o paciente acaba por descobrir que seu problema tem fundo emocional”, alerta o médico.

Para o especialista todos os sintomas emocionais acumulados, como insegurança, negativismo, medo, frustração acabam se manifestando no corpo como dor física. Esse processo é chamado pelos especialistas de somatização. Dr. Ricardo Frota ainda destaca outro sintoma em dois extremos: dormir em excesso (fugindo da realidade) e a insônia, como se pudesse fugir dos problemas. “A qualidade do sono é afetada e o corpo não se recupera da maneira que deveria, com consequências na produtividade das atividades diárias”, diz.

A pessoa com depressão fica em constante estado de alerta, outro sinal, é a tensão na nuca e nos ombros, os músculos dessas áreas sofrem com a tensão e é muito comum esse tipo de dor, pois são associadas a ansiedade e ao nervosismo causados pelo estado depressivo. “A queda dos neurotransmissores é outro fator que pode desencadear a prostração em pacientes com depressão, trazendo cansaço, fraqueza e falta de ânimo, a pessoa não tem vontade de fazer nada e pode sofrer com dores generalizadas, principalmente nas costas e no peito, por causa de uma postura errada, levando à dor, o que pode piorar por conta do sedentarismo”, afirma.

O médico ainda destaca que a doença muda também o apetite, seja provocando vontade de comer demais ou de menos. O resultado é que o depressivo pode tanto perder como ganhar peso demais. Como cada caso é um caso, é necessário observar mudanças bruscas no apetite ou no peso e se for o caso, procurar ajuda.

É possível prevenir a depressão?

Segundo o especialista a pessoa adoece através dos pensamentos que são transmitidos para as emoções e sentimentos e, à medida em que alimentam os pensamentos negativos, destrutivos, de raiva e fazem disso um hábito, a mente fica treinada a obedecer esses estímulos, começa então a modificar a química do cérebro que obedece aos comandos da mente e assim inicia um vínculo doentio que passa a prender as pessoas em suas crenças mentais. “A prevenção mental, é como se fosse um método de exercícios mentais que consiste em identificar e abolir pensamentos doentes que contaminam a mente que por sua vez passam a refletir em suas emoções e sentimentos. Assim como todo treinamento para que se alcance melhores resultados adicionamos suplementos que ajudam a potencializar seus resultados. E quando pensamos em prevenir o que vem a sua cabeça? Vitaminas... que chamo das vitaminas mentais, que irão ajudar a impulsionar os resultados”, acrescenta.

O especialista traz quatro passos para serem praticados diariamente e que ajudarão a fortalecer a mente, prevenir e combater a depressão.

1) Captação de pensamentos: consiste em começar a observar seus pensamentos e não simplesmente lutar contra eles ou dar importância demais a eles.

2) Pensamento positivo: pensamentos positivos e puros são alimentos para a mente e alma. É preciso treinar e pensar positivo. 

3) Mudança de hábitos: de nada adianta pensar positivo se não houver ação! A ação consiste em identificar hábitos que prejudicaram a vida inteira e nunca trouxeram resultados. 

4) Suplementos: são as vitaminas que disse anteriormente. Controlar o que se passa na mente é uma tarefa desafiadora. Se tiver meios de facilitar o processo ajuda muito nesse caminho de reconstrução mental. 

Dia Mundial de Combate a Depressão faz parte do movimento do Setembro Amarelo que é mundial e ocorre no Brasil desde 2014. Ele tem duração de 30 dias e no dia 30 de setembro é o Dia Mundial de Combate a Depressão. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS