sábado, 20 de abril de 2024
Geral
28/09/2016 | 19:58

Univali realiza mostra fotográfica sobre a luta contra o câncer

Uma sessão de fotos no estúdio, com direito a poses, trajes e objetos que remetem à forma que as mulheres desejam ser vistas e lembradas, denota a força e a identidade de 17 mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer de mama e/ou ginecológico. O resultado destes momentos estará exposto na mostra fotográfica “É Cor de Rosa Choque: seja plena, seja você mesma”, realizada pelo curso de Fotografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Atlântico Shopping em Balneário Camboriú, entre os dias 5 e 23 de outubro.

De acordo com Denise Jorge Serafini Furtado, coordenadora do curso de Fotografia e Produção Audiovisual da Univali, a proposta nasceu em alusão ao Outubro Rosa, movimento criado para chamar a atenção para os fatores de risco, prevenção e medidas de detecção do câncer de mama. “Convidamos a Associação Amor Próprio, para que as mulheres pudessem viver um momento diferente. Foram duas tardes no estúdio, elas amaram. Houve quem se vestiu de motociclista, executiva, cigana e, também, quem mostrou o seu próprio estilo”, explica.

A mostra reúne retratos de autoria do professor Eduardo Gomes, fotos para compor os perfis feitas pela professora Helia Farias e textos da professora Denise. Cada uma das mulheres falou sobre o enfrentamento da doença e o sentimento ao participar de uma produção fotográfica como esta. Os depoimentos foram gravados em um vídeo, que será divulgado durante o mês de outubro. “O perfil mostrará como cada uma enfrentou ou enfrenta a doença. São mensagens de esperança, de vida”, ressalta Denise.

Momentos de cuidado e realização

Nilza Martins, presidente da Associação Amor Próprio que contempla mulheres da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), diz que esta é a primeira vez que o grupo participa de uma ação como esta, com o amparo e acolhimento de profissionais e acadêmicos. “Houve um ano que tentamos fazer uma exposição de fotos nossas, mas do nosso jeito. Desta vez foi especial e inexplicável, estamos maravilhadas com tanto carinho”, reconhece.

Letícia Beatriz Cruz, 61 anos, em tratamento oncológico há três anos, foi uma das mulheres fotografadas. O sonho dela é ser motociclista e mesmo não tendo carteira de motorista nem moto para pilotar, usou acessórios e foi clicada tal qual sempre sonhou. “Foi emocionante! Tanto que já decidi, até final deste ano vou tirar a minha carteira e tornar este sonho realidade”, ponderou.

Durante a sessão de fotos, as modelos utilizaram alguns dos lenços arrecadados na campanha Lenços do Bem, organizada pelo curso de Relações Públicas da Univali. Empresas parcerias também apoiaram a ideia e auxiliaram com o custeio da impressão das fotos e quadros. A gerente de vendas da Mary Kay Jamile Davet Gasparim e o curso de Cosmetologia da Univali foram os responsáveis por maquiar as mulheres.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS