quinta, 18 de abril de 2024
Geral
26/08/2016 | 14:54

Ação social na segunda-feira marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo é uma doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Para chamar a atenção da sociedade brasileira para este importante problema de saúde pública, o dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. 

Em Itajaí, a data vai ser marcada por uma ação social na Rua Hercílio Luz, no período das 09 às 12 horas. A campanha deste ano, que vem com o tema: “#Mostre atitude: sem o cigarro, sua vida ganha mais saúde”, ocorre em parceria com a Escola Técnica Geração.

Durante a ação social, serão disponibilizadas orientações para a comunidade quanto aos males causados pelo tabaco, meios de cessação, sobre grupos atuantes na cidade e como participar.

O Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde promove quinzenalmente palestras informativas e motivacionais para grupos de fumantes que desejam se livrar da dependência química. Oferece remédios e adesivos inibidores de nicotina.

Confirma abaixo os locais que desenvolvem o programa:

- Unidade de Saúde de Espinheiros;
- Unidade de Saúde Portal II;
- Unidade de Saúde Rio Bonito;
- Unidade de Saúde de Itaipava;
- Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças - Univali;
- Unidade de Saúde da Murta e
- Policlínica Central - PAM

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, "a epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas".


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS