sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/08/2016 | 09:50

Primeiro paciente é atendido pelo projeto LATIN na UPA Cordeiros

Um homem com sintomas de infarto foi o primeiro paciente a fazer uso do projeto LATIN de telemedicina na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cordeiros. O atendimento, realizado por volta das 18h30 de quarta-feira (24), confirmou o diagnóstico de infarto e o paciente foi encaminhado com agilidade para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para a continuidade do tratamento. Ele se recupera na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

O Projeto Latin American Telemedicine Infarct Network (LATIN) objetiva melhorar os tempos de “Porta Balão” - tempo que consiste no intervalo de tempo médio entre a entrada do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio no pronto-socorro até o início do cateterismo de emergência, feito por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada. Lançado na terça-feira (23), é uma ação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, referência em cardiologia na região, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio das duas unidades de urgência e emergência da cidade, a UPA Cordeiros e o Pronto-Atendimento (PA) do São Vicente.

A inovação do Projeto LATIN consiste se baseia na realização imediata de exames de Eletrocardiograma nas unidades de urgência e emergência, que na sequência são enviados a uma central de atendimento formada por médicos que atuam 24 horas para todo o país. Quando identificadas alterações nos exames dos pacientes, inicia-se o processo de encaminhamento para equipes multiprofissionais que serão imediatamente acionadas para espera do paciente em questão. Todo processo de informações ocorre via e-mail e mensagens de telefone celular, encaminhados pela central diretamente aos profissionais envolvidos.

De acordo com o coordenador da UPA Cordeiros, enfermeiro Gleber Fabiano Pires Silveira, este projeto é importante e muito válido porque permite que se ‘pule etapas’ em relação ao atendimento até então desenvolvido. “Não é mais preciso passar por um cardiologista no pronto-socorro hospitalar para nova avaliação, novo eletrocardiograma e então a confirmação do quadro. O paciente já sai da UPA com o diagnóstico e laudo e chega no hospital direto para o tratamento e esse ganho de tempo pode fazer a diferença entre a vida ou a morte de uma pessoa”, explica.

Furto no PA

Além da UPA Cordeiros, o PA do São Vicente também foi contemplado com a implantação do projeto LATIN do Hospital Marieta. No entanto, menos de 24 horas depois do lançamento do projeto, o notebook que integra o kit que permite a avaliação do paciente, foi furtado durante a noite de terça (23) para quarta-feira (24).

O kit do projeto LATIN é formado um aparelho de eletrocardiograma, uma impressora e um computador portátil, que estava preso a um carrinho por um cabo e cadeado. O cabo foi cortado e apenas o notebook foi levado. A coordenação da Unidade sentiu falta do equipamento na manhã de quarta-feira (24), e imediatamente informou à Secretária de Saúde e à Polícia Militar, que esteve no local e registrou a ocorrência.

Além da investigação policial, a Prefeitura de Itajaí também investiga o caso. O furto do equipamento do Pronto-Atendimento do São Vicente ocorreu horas após outro ato de vandalismo contra o patrimônio público. Na tarde de terça-feira (23), invasores cortaram os cabos da torre de distribuição do São Roque, que fornece sinal de internet para diversos órgãos públicos municipais e furtaram as fontes de alimentação, prejudicando o atendimento de unidades de saúde, da educação e do desenvolvimento social. “Infelizmente, seguidos atos estranhos têm prejudicado o andamento normal das atividades da rede de saúde, prejudicando a comunidade mais necessitada”, lamenta a Secretária de Saúde, Rachel Marchetti.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS