sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/08/2016 | 09:54

Dia mensal de testagem rápida da UBS Cidade Nova II é nesta sexta-feira

O Brasil registra, nos últimos anos, aumento nos casos de Sífilis, HIV e Hepatites. Estas doenças são causadas por vírus, cuja maior via de transmissão é a prática de relação sexual sem preservativo. Mas que também pode ser ocasionada pela via sanguínea e ainda, transmitida da mãe para o feto durante a gestação.

Desta forma, a Estratégia de Saúde da Família de Itajaí, em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, iniciaram no mês de junho o “dia D” mensal para realização de testes rápidos para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C na comunidade de abrangência da Unidade Básica de Saúde Cidade Nova II.

As duas primeiras ações ocorreram nos dias 14 de junho e 27 de julho. E agora em agosto, a atividade acontece na sexta-feira (26), das 08h30 às 16h30.

De acordo com a equipe profissional da ESF que coordena a atividade, o diagnóstico dessas infecções é feito de maneira simples, a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do paciente. O resultado do teste rápido ocorre após 15 minutos da coleta. Antes e depois do teste há o aconselhamento para facilitar a interpretação do resultado pelo paciente, trazer informações e tirar dúvidas, evitando comportamentos de risco para a contaminação futura.

Os testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), situado junto ao Laboratório Municipal, na Rua Felipe Schmidt, 02, no Centro.

A Unidade Básica de Saúde Cidade Nova II, que promove o Dia de Testagem Rápida para diagnóstico de Sífilis, HIV e Hepatites B e C nesta sexta-feira (26), fica localizada na Rua Agílio Cunha, 475, bairro Cidade Nova.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS