quinta, 28 de março de 2024
Política
04/08/2016 | 09:45

Eleição em Itajaí: definição de vices dos principais partidos sairá somente nesta sexta

O Partido da República (PR) confirmou a aliança ao projeto “A Itajaí que você quer” durante convenção na quarta-feira desta semana. A iniciativa traz Anna Carolina Martins (PSDB) como candidata a prefeita de Itajaí e Maurílio Moraes (PR) como candidato a vice.

Esta sexta-feira, dia 5, é o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. Sendo assim, PMDB e PP deixaram para a última hora o anúncio de seus vices. 

As conversas nos bastidores são muitas, bem como as especulações, já que os dois partidos considerados com mais "poder de fogo", além do PSDB, já definiram o seu pré-candidato a prefeito. O PP vem com João Paulo Bastos Gama e o PMDB com Volnei Morastoni. Ambos, como esperamo, procuram um nome que possa "somar", tarefe que não tem parecido fácil.

É um mistério total o que acontecerá até  sexta-feira. Isso porque ainda faltam ocorrer as convenções partidárias do PPS, PDT, PT, PEN e PV.

Hoje, PPS e PDT fazem parte do governo Jandir Bellini (PP). Por isso, a probabilidade maior é que a coligação ou indicação de um vice para o PP saia de um deles, que têm diversos nomes cogitados, como Marcelo Sodré (PDT), Níkolas Reis (PDT) e Fabrício Marinho (PPS). 

Mas como as especulações são muitas, já houve quem dissesse que PT coligaria com o PP, embora os partidos sejam adversários históricos no município. Também surgiu o boato de que Volnei Morastoni (PMDB) desistiria de sua candidatura a prefeito e o partido indicaria seu filho, o vereador Thiago Morastoni como vice no PP. Isso porque Volnei seria um nome com muita rejeição dentro da coligação da situação que já está formada, por causa de seu desentendimento com Eliane Rebelo, hoje dentro do PSD. 

Por essas especulações já se pode notar que as conversas de bastidores durante esta quinta e sexta-feira serão intensas entre todos esses partidos que ainda estão indefinidos até o momento das convenções.  PPS, PDT, PT, PEN e PV podem lançar candidatos próprios e sair com chapa pura, pois também têm nomes entre seus membros em condições de disputar a eleição.

Resta esperar por sexta-feira  para saber quem vai com quem e quem vai sozinho. Vale lembrar, ainda, que mudanças podem ocorrer até o último minuto das convenções. Tudo depende do que cada aliança tem para oferecer. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS