quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/06/2016 | 15:29

Condições atmosféricas e marinhas favorecem a pesca da tainha em SC

Durante a primeira quinzena de junho, as condições meteorológicas e oceanográficas estão favoráveis à pesca da tainha no litoral catarinense, devido ao predomínio de massas de ar frio de origem polar, que vão avançar com frequência pelo sul do Brasil.

O vento predominante do quadrante sul favorece a chegada de águas mais frias do sul do continente. Neste final de semana, ocorre uma rápida variação do vento para o quadrante nordeste. Esse vento encosta os cardumes de tainhas nas praias e diminui as ondulações geradas pelo vento do quadrante sul, resultando em boas condições para a pesca da tainha.

A figura abaixo mostra a comportamento da temperatura da superfície do mar no primeiro mês da pesca da tainha no ano, indicando forte queda da temperatura da água do mar em todo o litoral do sul do Brasil.

Previsão do tempo para este sábado

Nesta sexta-feira e sábado, as temperaturas diminuem no Estado. Uma intensa massa de ar frio mantém as temperaturas baixas, especialmente nas áreas altas de Santa Catarina e, sobretudo no meio-oeste e planalto, com formação de geada. Essa condição se dá devido à massa de ar polar que atua no sul do Brasil.

A tendência indica que no domingo e na próxima segunda-feira áreas de baixa pressão sobre o Paraná e parte de Santa Catarina mantêm mais nebulosidade e condições de chuva na divisa entre esses estados. Especialmente no litoral norte do Estado, o volume acumulado pode ser mais alto. O frio deve continuar na próxima semana.

Foto: Elvis Palma


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS