sexta, 29 de março de 2024
Política
26/02/2016 | 08:22

Ocultando nomes de possíveis candidatos, Tibério Testoni fala sobre as pretensões do recém-criado PEN

Compromisso com o sistema ambiental e questões ecológicas movem o Partido Ecológico Nacional (PEN). A sigla, ainda nova na esfera nacional, tenta se fortalecer em Itajaí e promover um novo método para governar o município. O partido defende a necessidade da sustentabilidade para que o progresso se instale. Outra preocupação do PEN é a corrupção e o descaso com o dinheiro público.

O Jornal dos Bairros conversou com o fundador e presidente do diretório do PEN em Itajaí, Tibério Testoni. Empresário aposentado e pai de dois filhos, Tibério é casado e vive Itajaí de uma forma intensa. Dizse apaixonado pelo município onde sempre viveu, mas sentencia que a cidade necessita de mudanças emergenciais para seguir em frente.

Natural de Ascurra, é morador de Itajaí há mais de 50 anos. Começou na vida política em 1982, quando disputou a primeira corrida eleitoral. Foi vereador, pelo PMDB, e secretário de Obras durante o governo do prefeito Arnaldo Schimitt e continuou nas repartições públicas municipais durante o mandato de João Macagnan. O presidente do PEN Itajaí fala sobre previsões para as eleições municipais, a trajetória política e a necessidade de promover mudanças no município.

Jornal dos Bairros – O PEN deve lançar candidato à majoritária em Itajaí? Já está definido quem será?

Tibério Testoni – Nós ainda somos candidatos a candidatos. Ainda não decidimos quem será candidato a prefeito e a vice-prefeito de Itajaí. Podem aparecer mais pessoas ainda porque estamos em um processo de filiações. Nós fundamos esse partido para angariar jovens. Vamos lançar um nome para prefeito e vice sem coligação. Nada está definido ainda em Itajaí. O Brasil só vai mudar debaixo para cima; para mudar o país é necessário, antes, mudar os municípios. Você pode ver que os deputados, senadores, todos que estão em Brasília são iguais, não muda. A maioria que está no poder, hoje, não tem um passado muito bom.

Jornal dos Bairros – O partido pensa em alguma possível coligação?

Tibério Testoni – Somos um grupo de pessoas inconformadas com a atual situação política do município e do país. Resolvemos criar esse novo partido, trazendo uma nova ideia para governar Itajaí. Nosso grupo tem advogados, professores, juízes, ex-policiais federais, civis e militares, pessoas da sociedade de modo geral. Todos querem uma mudança. Não aceitamos partidos que queiram negociar cargos; vem para o nosso partido quem ama o nosso município. A maioria dos partidos nos ofereceu uma parceria, uma coligação, mas nós não aceitamos. Isso não nos interessa porque não é a nossa maneira de fazer política. Nós vamos começar de baixo e do lado do bem. Sem empreguismo, sem empreiteiras, nada disso. O nosso negócio é mudar, sem depender de emprego público.

Jornal dos Bairros – Quantos vereadores o partido deve lançar nas próximas eleições municipais?

Tibério Testoni – Devemos lançar de 20 a 25 vereadores. Atualmente, temos confirmados cerca de 15. Estamos indo atrás dos jovens porque nós queremos a juventude. Fundamos esse partido com o objetivo de trazer a juventude para o PEN, mas percebemos que os jovens não querem estar na política. São eles [jovens] que pagarão as contas. Eles precisam enxergar que é necessário mudar e a juventude tem boas ideias para realizar essa mudança. Nós queremos plantar essa semente em Itajaí para que os jovens entrem na vida política. O nosso foco é colocar a juventude dentro do PEN. Eu tenho 69 anos, mas o meu coração é jovem. Eu penso nos meus netos, penso nas crianças. Qual é o futuro deles? É preciso mudar o país, começando pelo nosso município.

*Confira a entrevista completa na versão impressa do Jornal dos Bairros


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS