sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/02/2016 | 10:04

“A política é um ringue, muito duro, de maneira que é um processo de luta permanente”

“Não reclamo da vida política. Ela me deu muito mais vitórias do que derrotas”. Com essas palavras o deputado federal Décio Lima (PT) resume uma trajetória. Aos 55 anos, relembra as primeiras corridas eleitorais, quando ainda estava no ensino médio. A primeira candidatura foi no grêmio estudantil do colégio Henrique da Silva Fontes, no bairro São João, em Itajaí, onde morava. Venceu. Assim como venceria tantas outras eleições. Foi presidente do diretório de Filosofia da Univali e da União Catarinense dos Estudantes enquanto era estudante em Itajaí. O destino ou, como ele mesmo diz, uma bela loura de cabelos cacheados acabou levando-o para Blumenau. Foi na terra do chucrute, que ele e a esposa, a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), tornaram-se grandes nomes da política catarinense. A volta para Itajaí neste ano foi, segundo o deputado, para fortalecer o partido na cidade e para contribuir com a política no município, independente de pré-candidaturas. Mesmo sem uma pretensão declarada, o escritório estabelecido no Centro da cidade tem recebido visitas de diversas lideranças e praticamente nenhum cenário está descartado.

Jornal dos Bairros – O senhor está tendo conversas com lideranças de vários partidos. Imagino que vá dizer que é cedo para uma definição para este ano.

Décio Lima – Eu sou uma pessoa da vida pública. Para mim, a política é 24 horas. Eu trabalho com a política, tenho meu mandato de deputado federal. É natural que em um ano de eleições municipais eu ajude na interlocução do processo político. Na medida em que sou procurado pelos partidos, eu tenho proposto uma agenda de conteúdo. No momento, percebo em Itajaí a afirmação da cidade para uma nova etapa, que se inicia com o fim evidente de um ciclo que contabiliza quatro mandatos do atual prefeito Jandir Bellini. O debate que eu tenho participado é de conteúdo para a cidade, de políticas públicas, que tem percepção e diagnósticos da cidade. Nós já conseguimos reunir uma capilaridade política da cidade bastante expressiva. São vereadores que circulam aqui, líderes de partido, que passaram a ter agora uma rotina de reuniões todas as sextas-feiras para iniciar esse processo de debate de conteúdo para que todos possam dar a sua contribuição. Esses encontros são um processo iniciado pelo Maneca do PT [Manoel Jesus da Conceição], assim que ele assumiu a presidência do PT de Itajaí.

Algumas dessas reuniões foi com membros da ala que deixou o PMDB? Eles podem migrar para o PT ou para uma sigla apoiadora?

Décio Lima – Iniciamos esse processo com duas questões consideradas fundamentais. A primeira é que há condições de superar nossas divergências e construir um conteúdo para a cidade. Nessa mesa estão reunidos petistas e tucanos. Nós afirmamos que temos um interesse de dar nossa contribuição à cidade independente das diferenças que temos em nível nacional. Segundo ponto, faremos uma construção de conteúdo e não falaremos de nomes, essa mesa oferece condições em apoio nesse momento que venha ser colocado para uma eventual disputa nas eleições municipais. As pessoas não estão se reunindo muito para eu ser candidato, até porque vejo nesse elenco vários nomes que tem uma densidade política muito expressiva no município. O Deodato Casas (PSDB) é um nome muito forte, os vereadores Dedé (PSDB), Ana Carolina (PSDB), Osvaldo Mafra (SD) são nomes que circulam naturalmente no processo de sucessão. Eu tenho mandato de deputado federal até 2018, então posso contribuir muito com a cidade. Não vim até aqui para disputar a eleição de prefeito, mas sim para ajudar a contribuir e fazer política com grandeza, política com P maiúsculo. Esse é o espírito que queremos fazer essa construção. Depois dessas afirmações nós resolvemos fazer interlocuções com outros que ainda não estão ainda nessa mesa, como alas do PMDB, PDT; vamos conversar com o Volnei Morastoni e outras forças políticas da cidade.

Jornal dos Bairros – Caso não venha a disputar a eleição em Itajaí o senhor pretende retornar para Blumenau ou mesmo deixar a região?

Décio Lima – Não, sou um manezinho de Itajaí. Agora sou um morador do bairro Fazenda e estou muito feliz em estar aqui. Sou natural do bairro São João, estudei no Henrique da Silva Fontes, depois no Salesiano. Fiz minhas faculdades aqui, na Fepevi e depois Univali. Passei um período fora, estou no meu sexto mandato, junto com Ana Paula são 10 mandatos. Nós só perdemos por um mandato para casal Amim. Só que eu não sou careca, né? (risos)

*Confira a entrevista completa na versão impressa do Jornal dos Bairros


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS