sábado, 20 de abril de 2024
Geral
11/01/2016 | 13:58

Relatório de balneabilidade classifica sete pontos impróprios para banho em Itajaí e região

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou o relatório de balneabilidade das praias catarinenses, na sexta-feira. Em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes, sete pontos estão em condições impróprias para banho. Ao todo, 208 pontos foram analisados em Santa Catarina, sendo 137 próprios. Os pontos impróprios apresentaram a bactéria Escherichia Coli, que pode prejudicar a saúde do banhista.

Em Itajaí, cinco pontos foram analisados pela fundação nas praias Brava, Cabeçudas e Atalaia. Dessas, a Fatma registrou como impróprio o ponto número quatro, na Praia Brava, em frente à saída da lagoa. Os demais pontos não foram contaminados por bactérias prejudiciais à saúde.

Já em Balneário Camboriú as análises foram mais intensas. A fundação coletou amostras em 14 áreas de banho no município. A praia Taquaras foi considerada imprópria e a praia Central teve quatro pontos inadequados para banhistas. A praia Central está imprópria no Pontal Norte e Pontal Sul (em frente à rua 4.900 e 4.000).

Dos quatro pontos em Navegantes analisados pela Fatma, dois foram classificados como impróprios. Os banhistas devem evitar o contato com a água nas proximidades do posto de salva-vidas sete, em frente à rua 8.150, e na Foz do Rio Gravatá. Estão próprias para banho as áreas de praia próximo à rua Julia C. do Nascimento e em frente à avenida João Sacavem.

De acordo com o diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, Márcio Luiz Alves, o recomendável é procurar locais com condições favoráveis para o banho e preservar a saúde:

— A alteração desse ponto se deve há vários fatores que vão desde chuvas, falta de saneamento e outros.

Coleta de amostras

A Fatma, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, compara resultados de análises feitas em amostras, coletavas cinco vezes consecutivas. Assim, a fundação sabe confirmar se um ponto é próprio ou impróprio para o banho.

O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças. O diagnóstico também pode indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises a quantidade de bactérias ficar inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS