sábado, 20 de abril de 2024
Geral
15/12/2015 | 14:05

Prefeitura quer instalar ponte pênsil durante obras de recuperação da Tancredo Neves

O projeto para recuperação da ponte Tancredo Neves, que liga os bairros Cordeiros e São Vicente, começou a ser elaborado esta semana. A estrutura desabou no domingo, por volta das 22h30, mas estava interditada desde outubro. Em reunião, a prefeitura de Itajaí estipulou novas ações para recuperação da estrutura, inclusive a construção de uma ponte pênsil para pedestres e ciclistas.

A instalação da ponte pênsil ainda passa por avaliação da prefeitura. Caso seja instalada, a estrutura suspensa auxiliará no acesso de pedestres e ciclistas durante o período de obras da nova ponte. O primeiro trabalho de recuperação da ponte Tancredo Neves é a reavaliação das cabeceiras, seguido do projeto de recuperação do vão central da ponte.

A meta da prefeitura é cumprir o projeto inicial em 60 dias. Se as estruturas estiverem comprometidas, iniciará o projeto para construção de uma nova ponte. Uma inspeção subaquática foi feita para avaliar os pilares e as vigas, feito por batimetria. Foram feitos registros fotográficos e em vídeo de toda a estrutura submersa.

O laudo da inspeção apresentou uma escavação grande no bloco central da ponte, ao redor dos pilares. A viga ficou desprotegida e começou a afundar. Outro problema diagnosticado é a profundidade das estacas, que tinham 12,9 a 16,4 metros. Hoje, as estacas de pontes possuem 45,5 metros.

Minutos antes do desmoronamento, alguns moradores afirmam que sentiram um tremor. A Secretaria de Obras desmentiu o boato e garantiu que não há riscos para as residências vizinhas. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS