sábado, 20 de abril de 2024
Geral
30/10/2015 | 18:56

Susi Bellini e mecânico que intermediou venda das 715 motos depõem na CPI da Codetran

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta sexta-feira (30) a oitava reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito, conhecida popularmente como CPI da Codetran, que investiga os fatos deflagrados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Operação Parada Obrigatória II. Foram ouvidas a secretária de Segurança do Cidadão, Susi Bellini, e o mecânico, Mansueto Gastaldi Maraschi Júnior. O ex-coordenador de trânsito, Willian Gervasi, também foi intimado, mas apresentou atestado de saúde.

Susi Bellini não é citada no processo, mas foi convidada para prestar esclarecimentos sobre a pasta que comanda desde 2013. Ela declarou não ter conhecimento anterior das irregularidades na Secretaria de Segurança do Cidadão e que assim que a operação foi deflagrada tomou providências, como o afastamento de uma servidora com quem o vereador licenciado Zé Ferreira (PP), um dos investigados na operação, fazia contato e a designação de um novo fiscal para o contrato do pátio de veículos.

O segundo depoente da sessão foi o mecânico Mansueto Gastaldi Maraschi Júnior, proprietário de uma oficina de motos em Itajaí. O mecânico assumiu ter intermediado a venda das 715 motocicletas que foram retiradas ilegalmente do pátio. Mansueto declarou que contatou o empresário conhecido como “Pilão”, de São Paulo, mas que o vereador licenciado Zé Ferreira disse que não se tratava de uma operação ilegal.

Com a venda concluída, Mansueto afirmou ter cobrado uma “gorjeta” de José Ferreira, mas o mesmo teria dito que o responsável pelo pagamento seria proprietário do pátio de veículos, Júlio Cesar Fernandes. O mecânico afirmou que não recebeu nenhuma quantia na transação. Antes de concluir seu depoimento, Mansueto disse ainda, que recentemente foi procurado por Júlio Cesar Fernandes e coagido a eximi-lo de qualquer responsabilidade.

A próxima reunião da CPI será realizada na quarta-feira (4), quando deverá ser ouvido o atual fiscal do contrato do pátio de veículos, Evandro Colares. Também ficou programado para o dia 9 de novembro a acareação entre Júlio Cesar Fernandes e Nelson Abrão de Souza, ex-secretário de Administração de Itajaí. A ação foi sugerida pela Comissão após a divergência de informações entre os dois depoimentos. Ainda para este dia serão intimados para prestar depoimento Fabrício Costa e João José Fernandes.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS