quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/10/2015 | 09:24

Hospital Marieta realiza cirurgia de alta complexidade de câncer no reto

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, realizou um procedimento médico de alta complexidade para um grupo de médicos de Blumenau, Brusque, Joinville e Jaraguá do Sul. A cirurgia aconteceu de forma demonstrativa, realizada pela segunda vez no Brasil diante do contexto educacional. O procedimento é feito no hospital há um ano e meio, como benefício a preservação da musculatura anal.

A cirurgia pode evitar a colostomia definitiva em pacientes com tumores de reto baixo. O primeiro procedimento demonstrativo foi feito no Congresso Brasileiro de Coloproctologia, em setembro, no Rio de Janeiro. No Brasil, a operação é feita só em três centros em nível nacional, em Salvador, Barretos e Itajaí.  

De acordo com o médico proctologista Gustavo Becker Pereira, o projeto de desenvolvimento da vídeo-cirurgia colorretal visa a formação de um centro de referência e treinamento avançado no hospital catarinense:

— Além das cirurgias, temos o Simpósio de Coloproctologia do Vale do Itajaí, que cresce junto com a participação em encontros científicos em todo o país.

Em 2015, o Serviço de Coloproctologia levou o nome do hospital nas principais agendas nacionais como o Congresso Brasileiro de Cirurgia, Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congresso Sul Brasileiro de Doenças Digestivas, Congresso Sulbrasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS