sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/10/2015 | 17:55

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para fortes chuvas neste fim de semana

Em coletiva com a imprensa na tarde desta quinta-feira, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, alertou para tempestades severas que estão previstas para os próximos quatro dias começando nesta quinta e permanecendo até domingo. São esperados 150 milímetros em média em todo o Estado.

_ É um volume grande de chuva em poucos dias, principalmente de quinta a sexta. Temos os instrumentos da barragem, os aparelhos meteorológicos e o radar a nosso favor, enfim toda a estrutura da Defesa Civil organizada nos municípios para que possamos levar a informação correta à população e minimizar os efeitos dessas chuvas _ destacou.

Hobus explicou que várias medidas já foram tomadas na região do Vale do Itajaí, atingida em 2011 com enchentes principalmente o município de Rio do Sul. Contudo, segundo ele, não há qualquer indicativo de que ocorram cheias na região como foi em 2011. Todos os reservatórios da região estão com cerca de 95% da capacidade disponíveis.

Para as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são de até 190 milímetros de chuva até domingo. A Defesa Civil informou ainda que vai orientar nas cotas de rio durante todo o evento no final de semana e que todas as equipes de resposta já estão mobilizadas em todo o Estado.

Os técnicos alertam ainda para as casas que são construídas nas encostas, para observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, além da inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. A partir de sábado a maré terá uma elevação um pouco maior com alturas superiores a um metro. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS