quinta, 18 de abril de 2024
Geral
01/09/2015 | 10:28

Hospital Marieta nega redução de leitos e fechamento do pronto-socorro da Unidade Coronariana

O Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí está passando por uma reformulação em relação ao atendimento no pronto-socorro cardiológico. No entanto, a direção da unidade veio a público nesta terça-feira informar que não houve fechamento a ala, tampouco redução do número de leitos.

 

O pronunciamento se fez necessário depois que denúncias fizeram o Ministério Público abrir um procedimento para apurar denúncias envolvendo o hospital. De acordo com a direção do Marieta, os pacientes do pronto-socorro do coração estão sendo atendidos na Unidade da Dor, com entrada pela avenida Sete de Setembro. A alteração ocorreu em virtude de uma reforma interna que está ocorrendo no pronto-socorro, mas em breve a ala será reaberta.

 

Sobre a suspeita de fechamento de leitos de UTI na Unidade Coronária (UCO), o hospital informou que nunca houve leitos específicos para esse setor.Atualmente o Marieta dispõe de 30 leitos de UTI, dos quais 20 são destinados também a pacientes do Sistema Único de Saúde. A direção do hospital ressalta que está buscando, inclusive, ampliar o número de leitos.

 

Confira a note emitida pelo Marieta:

 

“Atualmente nossa capacidade instalada e registrada junto ao CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) é de 30 (trinta) leitos de UTI Adulto tipo II, sendo destes 20 (vinte) habilitados junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento de todas as especialidades credenciadas. Nunca houve o credenciamento específico de leitos de UTI para Unidade Coronariana (UCO), sendo que nesta unidade sempre foram tratadas todas as especialidades médicas (inclusive a cardiologia).

 

Ressalta-se nesta oportunidade que, além da manutenção dos atuais 30 (trinta) leitos de UTI,  20 (vinte) desses destinado exclusivamente aos pacientes SUS, não houve qualquer alteração com referência às equipes médicas envolvidas.

 

Com relação ao manifesto encaminhado pelos médicos, a Diretoria do HMMKB vem se solidarizar com a demanda apresentada, que visa a expansão do credenciamento dos leitos de UTI junto ao SUS, bem como a ampliação dos atendimentos contratualizados para atender a crescente demanda regional.

 

Oportuno esclarecer que a Diretoria do Hospital Marieta ciente da alta complexidade hospitalar, envolvendo sua importância regional, solicitou ao Estado de Santa Catarina a habilitação de 5 (cinco) novos leitos para credenciamento junto ao SUS e estuda uma expansão futura de novos leitos que poderiam atender também à Medicina Suplementar.

 

Finalmente, gostaríamos de noticiar que diversas reestruturações estão sendo realizadas internamente com intuito de uniformização de fluxos de atendimentos, implantação de protocolos visando a melhoria do acolhimento assistencial.

 

O Hospital Marieta reitera seu compromisso com o constante aprimoramento no atendimento a saúde dos seus pacientes.”


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS