sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/08/2015 | 10:45

Cresce o número de doadores de medula óssea em Itajaí

A população de Itajaí mostrou que sabe o significado da palavra “solidariedade”. Nas duas últimas semanas, o número de pessoas cadastradas como doadores de medula óssea no hemocentro da Univali aumentou significativamente. A procura pelo cadastro cresceu após a intensa divulgação da situação de saúde do pequeno Gabriel Costa Coelho, 13, morador de Itajaí diagnosticado com leucemia.

 

Apesar de não se ter um dado oficial sobre o acréscimo, ele é visível e surpreendente. Isso porque a Univali só faz a coleta da amostra de sangue e cadastro dos doadores as segundas-feiras. No entanto, muita gente interessada tem procurado a universidade nos demais dias da semana.

 

Esse aumento favorece as chances de pacientes diagnosticados com doenças do sangue, como a leucemia, encontrarem um doador. Essa é a esperança de Gabriel. O garoto teve o diagnóstico de leucemia no início desse ano. Desde então, foram quatro sessões de quimioterapia.

 

A situação ficou ainda mais grave depois de um acidente vascular cerebral (AVC). Gabriel teve paralisia no lado direito do corpo, o que gerou uma quantidade de sangue entre a retina e ocasionou na perda de visão. Morador de Itajaí, ele segue internado no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, em São Paulo.

 

O cadastro para doação de medula óssea é gratuito. Para ser doador, o interessado realiza um cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Itajaí, o cadastro é feito no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen ou na Unidade de Coleta do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), na Univali. O cadastro pode ser feito em todos os hemocentros do país.

 

A divulgação do caso de Gabriel chegou a diversos espaços, físicos e virtuais. Os funcionários da empresa Dalpet Rações, de Itajaí, conheceram a história do garoto por meio da página “Força Biel”, no Facebook. Eles se juntaram e, em grupos, doaram sangue e realizaram o cadastro para doação de medula óssea. Eles também compraram camisetas para ajudar a custear o tratamento médico de Gabriel.

 

Como funciona o cadastro

 

O candidato terá uma amostra de sangue recolhida (10 ml) para tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados serão inscritos no Redome. Quando surgir um novo paciente, a compatibilidade é verificada. Para saber mais sobre a doação de medula óssea basta acessar os conteúdos do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva no site www2.inca.gov.br.

 

Onde se cadastrar

 

Unidade de Coleta Univali – Bloco F7 (térreo)

Segunda-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h

Documentos: carteira de identidade e cartão nacional de saúde (se possuir)

 

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Segunda à sexta-feira, das 14h às 16h30

Documentos: carteira de identidade e cartão nacional de saúde (se possuir)

*Distribuição de 40 senhas


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS