quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/07/2015 | 08:38

Comerciantes do camelódromo enfim desocupam a praça Arno Bauer

Termina nesta sexta-feira o prazo para a desocupação dos camelódromos na praça Arno Bauer, em Itajaí. A data foi determinada pelo Ministério Público (MP) após as polêmicas envolvendo o patrimônio histórico, sem chances de novas prorrogações. Até a metade da semana, cerca de 30 dos 50 comerciantes do camelódromo haviam desocupado o local. Mas mesmo com a desocupação, o futuro da praça ainda é incerto, sem previsão para início das obras de reurbanização.

 

“Até quando vocês ficam?”. “Para onde vocês vão?”. Quem visitou a Praça Arno Bauer até esta semana, no centro da cidade, deve ter escutado perguntas como estas. Isso porque os comerciantes do famoso camelódromo de Itajaí estão de mudança, depois de 30 anos na mesma localização. Hora empilhar as caixas e procurar um novo espaço para trabalhar.

 

O box número 21 foi ocupado pela família de Volnei Belino por cerca de duas décadas. Volnei é representante da Associação dos Pequenos Comerciantes de Itajaí. Nesta semana, a família foi obrigada a trocar o endereço de trabalho que já era conhecido pelos clientes.

 

— Minha mãe sempre foi daqui, sempre trabalho no camelô e eu vim junto — conta.

 

Mas muitos comerciantes permanecerão pela redondeza. Os cerca de 30 que desocuparam a praça no início da semana se instalaram na rua Alexandre Fleming, em média dois minutos da Praça Arno Bauer. Lá, vão permanecer ao lado dos comerciantes do Brás que ocupam salas de um centro comercial particular.

 

Para Volnei, os demais comerciantes não se mobilizaram para desocupar a praça por não ter condições financeiras para bancar um aluguel em local fixo. O representante da associação defende que não houve conversas com a prefeitura de Itajaí para buscar recursos e traçar um novo rumo aos comerciantes:

 

— Não deram opções, não conversaram com a gente. Ou nós saíamos ou eles [Secretaria de Urbanismo] levavam nossas coisas.

 

De acordo com o secretário de Urbanismo, Paulo Praun, a praça Arno Bauer não possui um projeto de reurbanização definido. O único projeto é para a ampliação e obras de restauro do Palácio Marcos Konder, prédio que abriga o Museu Histórico de Itajaí, ao lado da praça. A ordem de serviço para o projeto de ampliação do museu será na próxima segunda-feira e parte da área ampliada poderá ficar sobre a praça. Assim, a revitalização deve ser feita somente após a finalização das obras de restauro do museu.

 

Entenda a polêmica envolvendo o camelódromo

O camelódromo de Itajaí está localizado em um ponto considerado patrimônio histórico e cultural do município. Os boxes também estão ao lado de dois outros patrimônios históricos, o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão.

 

O impasse envolvendo os comerciantes do camelódromo começou em 2012. Na época, o MP abriu um inquérito civil para investigar a concessão do camelódromo. Em junho, um novo prazo foi determinado para que os comerciantes desocupassem o local. Foi descartada qualquer nova possibilidade de prorrogação. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS