terça, 16 de abril de 2024
Geral
10/07/2015 | 16:33

Implantação de 13 quilômetros e malha cicloviária ameniza, mas não elimina insegurança de ciclistas

Projetos de reurbanização incluindo a implantação de ciclovias e ciclofaixas estão em andamento em quatro bairros de Itajaí.  A maior parte deles deve ser concluída até o fim deste ano. Será 13 quilômetros de malha cicloviária nova, totalizando 40 quilômetros em todo o município. Ainda assim quem utiliza a bicicleta para se locomover se sente inseguro.

 

A primeira etapa das obras começou com a recuperação de boa parte dos 273 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes.  Muitos trechos apresentavam problemas tanto no rolamento quanto na falta de sinalização. Os espaços receberam nova pintura, colocação de tachões refletivos e sinalização vertical e horizontal.

 

Agora seguem as obras na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros, e aa avenida Abrahão João Francisco, no Centro, além dos bairros São Vicente e Cabeçudas. No bairro São Vicente, a prefeitura está implantando o sistema de binário; em Cabeçudas, as obras são para implantação de ciclovias e ciclofaixas de interligação.

 

Os quatro pontos recebem alterações diversas, como adequação de passeios públicos, implantação de guias de direcionamento e melhorias para o vaivém de pedestres e ciclistas. Entretanto, o reforço na questão de mobilidade urbana e implantação de ciclovias e ciclofaixas estão presentes em todas as obras de reurbanização de Itajaí.

 

As ações sem dúvida incentivam o uso de bicicletas como meio de transporte, tão comum em países da Europa, por exemplo. Mas para o ciclista e ativista da entidade Bike Anjo, Jorge Andriani, outras ações devem surgir paralelamente, como campanhas de conscientização:

 

— Uma bicicleta na rua é um veículo a menos no trânsito. Motoristas e pedestres devem se conscientizar disso. Não basta implantar ciclovias, mas também trabalhar com a educação no trânsito.

 

Segundo ele, até mesmo durante o dia é inseguro pedalar em Itajaí. Para pedalar com segurança, o ciclista deve investir em capacetes e modais com sinalização. No entanto, o sentimento de vulnerabilidade só mudará a partir de campanhas para conscientização de motoristas e pedestres.

 

Os projetos de reurbanização devem facilitar a interligação entre os bairros do município. De acordo com Andriani, hoje há apenas um trecho em que o ciclista pode atravessar de um bairro para o outro sem sair da ciclovia.

 

ACOMPANHE O ANDAMENTO DAS OBRAS
 

Avenida Abrahão João Francisco
A reurbanização da avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, no centro de Itajaí, está em reta final. De acordo com o secretário de Obras, Tarcízio Zanelato, cerca de 85% das obras estão concluídas. A previsão é terminar, no máximo, até 10 de agosto.

 

Seis quilômetros da avenida ganharam calçadas adaptadas e ciclovias. Antes das obras, a via não tinha espaço para os ciclistas, que pedalavam no passeio público, junto aos pedestres, ou se arriscavam na via de rolamento, ao lado dos veículos. Agora, a avenida Abrahão João Francisco ganhou ciclovias individuais e compartilhadas.

 

Os passeios públicos também receberam ajustes. As calçadas foram adequadas com guias direcionais e rampas de acesso.  O projeto de reurbanização da via reformulou o trânsito da Contorno Sul. A rotatória, em frente ao Posto Universitário, a Secretaria de Obras construiu uma pista de aceleração para retorno de veículos nos dois sentidos da avenida. A alteração foi feita para amenizar o trânsito em horários de pico.

 

Avenida Reinaldo Schmithausen
As obras no bairro Cordeiros também estão em fase final. Até esta semana, 70% estava concluído. A via ganhou alargamento em alguns trechos do passeio público e implantação de ciclovias. Entre as ruas Doutor Vitor Pezzini e Eugênio Pezzini, a ciclovia foi construída na pista e terá sentido Centro – BR 101.

 

No trecho da rua Eugênio Pezzini até o Parque Náutico Odílio Garcia, os ciclistas terão ciclovia compartilhada e calçadas adaptadas. A malha cicloviária da avenida será interligada.  Contudo, segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Douglas Cristino da Silva, não há previsão para finalização das obras na avenida Reinaldo Schtmithausen.

 

Binário do bairro São Vicente
Segundo Douglas, a execução das obras para a implantação do binário no bairro São Vicente está na metade do processo. O sistema binário permitirá a modificação para mão única na rua Estefano José Vanolli. Neste trecho será implantada a malha cicloviária.

 

A rua Estefano José Vanolli terá faixa de estacionamento, duas pistas de rolamento e ciclofaixa, além de bolsões para a travessia de pedestres e calçadas adaptadas. Bicicletários também serão implantados ao longo da via.

 

Caminho de Cabeçudas:
Todo o percurso ao longo da avenida Beira-Rio terá interligação até o bairro Cabeçudas, contornando a orla marítima. Segundo Douglas, serão implantados 2,5 quilômetros de ciclovia e passeio público no trecho de interligação. As obras de reurbanização no Caminho de Cabeçudas estão em fase inicial. A previsão é de 180 dias para finalização. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS