quinta, 18 de abril de 2024
Geral
09/07/2015 | 16:50

Comitiva vai a Brasilia tentar resolver o problema do Porto de Itajaí

Na manhã desta quinta-feira o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e o engenheiro de carreira da superintendência do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, acompanhados de outras autoridades municipais e estaduais, participaram de audiência do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília. Na pauta da audiência estava a renovação antecipada do arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Itajaí e adensamento da área do porto público que deve ser arrendada à iniciativa privada, pelo governo federal, ainda sem data para acontecer, à área já operada pelo atual arrendatário dos berços 1 e 2..

 

A renovação é necessária para que o Porto de Itajaí continue recebendo investimentos e se mantenha competitivo. A arrendatária do porto possui um montante de R$ 165 milhões liberados para investir em Itajaí, podendo esse valor ser ampliado, de acordo com a demanda de mercado. No entanto, uma vez que o prazo de concessão vence em 2022 e, em sete anos, o arrendatário não tem condições de remunerar estes investimentos, existe a necessidade de renovação do arrendamento.

 

— Itajaí está dependendo hoje de investimentos a serem autorizados por órgãos federais para garantir sua sobrevivência como porto organizado. Não estamos falando em buscar dinheiro no governo federal. Nós já temos o investidor privado disposto a investir R$ 165 milhões de imediato no Porto de Itajaí, podendo, inclusive, ampliar o montante que deverá ser empregado no aparelhamento e modernização do terminal de contêineres. Mas, dependemos de autorização da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) e da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) para que isso aconteça — argumentou o prefeito.

 

 

Após a audiência, ficou acertado que um documento será enviado à Advocacia Geral da União (AGU) solicitando que essa situação seja reavaliada. Cerca de 70% dos exportadores e importadores que operam em Santa Catarina utilizam o Porto de Itajaí. Também é por ele que circulam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O Porto de Itajaí é um dos 120 maiores do planeta, segundo o World Top Containers Ports 2014, e movimenta mais de 80% da corrente de comércio de Santa Catarina


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS