sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/07/2015 | 10:02

Tradicional Festa de São Cristóvão começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira a Festa de São Critóvão e Motoristas, no bairro Cordeiros, em Itajaí. O evento é um dos mais tradicionais do calendário religioso de Itajaí e é amplamente aguardado no mês de julho, especialmente pelos motoristas que participam da procissão motorizada.

 

Para dar início à programação festiva, a paróquia promove a Noite do Pastel nesta sexta. A programação da festa é intercalada com as novenas na igreja. Neste ano, o tema dos encontros é “Celebrar a vida com São Cristóvão”, com o lema “Somos chamados por Deus para ter vida em abundância”.

 

As novenas têm início também nesta sexta e acontecem durante todo o período da festa na Paróquia São Cristóvão. Haverá uma benção aos trabalhadores no final. A cada novena, a benção final será destinada a um grupo de pessoas, como motociclistas, jovens, educadores ou profissionais da saúde.

 

Uma das atividades mais aguardadas da Festa de São Cristóvão é a procissão motorizada. A carreata religiosa acontece no domingo, dia 12 de julho, às 9h. A carreata percorrerá os bairros Cordeiros e São Vicente. Motoristas e fiéis cruzam os bairros na companhia do Santo São Cristóvão, patrono dos motoristas. O momento é de fé e louvor a Deus.

 

— São Cristóvão é o padroeiro dos que se locomovem, dos motoristas. Ele atravessou o menino Jesus em suas costas, dentro da água — explica o padre da Paróquia São Cristóvão, Hélio Feuser.

 

Conheça a história do padroeiro
São Cristóvão é conhecido religiosamente por ser um santo de muita força. Dedicou-se à caridade e ajudou viajantes na travessia de um rio onde não havia pontes, transportando pessoas de um lado para outro. Foi convertido ao cristianismo após carregar Jesus em suas costas, durante a travessia no rio.

 

— No início, ele era o santo dos que transitam, mas foi introduzido como padroeiro dos motoristas — lembra o padre.

 

O peso histórico é um marco na Festa de São Cristóvão. Para o pároco, a característica religiosa ainda é presente no evento. A paróquia aposta em um resgate dos conceitos religiosos e não apenas uma festa voltada aos motoristas.

 

As atividades da Festa de São Cristóvão acontecem na rua Odílio Garcia, no bairro Cordeiros. A programação completa pode ser vista no site paroquiasaocristovao.com.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS