sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/06/2015 | 11:41

Governo inaugura primeira sala com sistema de videoconferência no Complexo Penitenciário de Itajaí

A primeira sala com sistema de videoconferência para audiências à distância será inaugurada nesta terça-feira, às 14h, no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí e no Fórum da Comarca da cidade. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O sistema permitirá uma interligação entre o Presídio Regional de Itajaí e a 1ª Vara Criminal da Comarca.

 

O projeto tecnológico abre as portas para uma nova era entre o executivo e o judiciário. Para o governo, a possibilidade de videoconferência é importante para a segurança e logística do sistema penitenciário. A possibilidade de audiências à distância, através da videoconferência, reduz os custos e o número de escoltas e deslocamento de presos.

 

De acordo com os dados do Departamento de Administração Prisional, em média, são realizadas 4 mil escoltas por mês. Desse total, cerca de 90% são deslocamentos para os fóruns das comarcas. O projeto tecnológico piloto teve investimento de R$99,8 mil para aquisição de equipamentos. Os materiais foram instalados nas salas de audiências da 1ª Vara Criminal do Fórum de Itajaí e do Complexo Penitenciário, no bairro Canhanduba.

 

Durante as audiências, o sistema de videoconferências permite a visualização das imagens de testemunhas e da sala onde estão. Do outro lado, a testemunha também terá acesso às imagens do outro local por televisores. O projeto será estendido a outras unidades prisionais e fóruns do Estado. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS