sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/03/2015 | 14:06

Vigilância Epidemiológica adverte sobre cuidados com a leptospirose

O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí alerta sobre o período de chuvas constantes e possíveis inundações que vem ocorrendo no município. Com o acúmulo de água nas ruas, o risco de contaminação de leptospirose aumenta, pois as pessoas podem ficar doentes quando entram em contato com águas ou lama contaminadas pela bactéria presente na urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A leptospira pode penetrar na pele íntegra (sem cortes) ou com ferimentos. O período de incubação da doença é de um a 30 dias após o contato com o agente infeccioso.

Os sintomas da leptospirose podem variar de febre alta, dores musculares, principalmente dores na panturrilha, cefaléia, até quadros mais graves como icterícia, (cor amarelada na pele), insuficiência renal, hemorragias e pode levar à morte. “As medidas de prevenção incluem evitar o contato com a água ou lama de inundações, e no momento de realizar a limpeza de residências, por exemplo, é necessário o uso de luvas e botas para evitar o contato com águas que podem estar contaminadas”, explica a Enfermeira do Setor de Zoonoses Jacqueline Koch.

“Outro cuidado muito importante é em relação aos alimentos. Eles devem ser mantidos bem guardados em recipientes fechados e que sejam à prova de roedores e a cozinha deve estar sempre limpa para não atrair estes animais. Além disso, também é recomendado sempre lavar as latas de alumínio (como refrigerante e cerveja) antes de consumir, pois como estes produtos são armazenados em estoque pode ocorrer uma contaminação neste período”, conclui a Enfermeira.

Caso você apresente algum dos sintomas após ter tido contato com local com roedores, água ou lama, deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS