sábado, 20 de abril de 2024
Geral
12/03/2015 | 16:04

Ciclone adia largada da Volvo Ocean Race rumo à Itajaí

Não é só no litoral catarinense que as tempestades em alto-mar têm dificultado a vida de quem navega. Um ciclone tropical que está em formação no Oceano Pacífico, próximo à Nova Zelândia, também irá manter barcos atracados por mais tempo do que o previsto, inclusive para as equipes que disputam a Volvo Ocean Race. A organização da regata informou oficialmente na noite desta quarta-feira (11), pelo horário de Brasília, que a largada na cidade de Auckland (Nova Zelândia) rumo à Itajaí, marcada para o próximo domingo (15), está suspensa por, pelo menos, 24 horas. A cerimônia em que o prefeito Jandir Bellini receberá simbolicamente o evento em nome de Itajaí, no entanto, está mantida para o domingo.

O adiamento da largada foi anunciado após a divulgação de um boletim meteorológico que indica a formação de um ciclone no Oceano Pacífico, próximo ao trecho por onde os barcos passariam no percurso até Itajaí. O ciclone, que está sendo chamado de “Pam”, pode registrar ventos de mais de 200Km/h e, em uma escala de força de 1 a 5, foi classificado com nota máxima. Enquanto as circunstâncias se mantiverem, vale reforçar, o tráfego marítimo não é nada indicado pelas autoridades de segurança no mar. Es equipes deverão ficar em espera até que o tempo melhore e haja condições de os velejadores partirem. Nas últimas horas, o ciclone tem se deslocado em direção ao Sul, mesma rota que tomariam os barcos da Volvo Ocean Race. Até, pelo menos, a próxima segunda-feira (16), ninguém deixa terra-firme.

O mau tempo, no entanto, não altera em nada o cronograma de atividades da delegação de Itajaí que está em Auckland (Nova Zelândia) neste momento. No domingo (15), como já estava marcado, o prefeito Jandir Bellini participará de uma cerimônia com o prefeito da cidade neozelandesa. O protocolo, que faz parte do contrato assinado pelas cidades-sedes com a organização da regata, simboliza a transferência da responsabilidade do evento da cidade de Auckland para Itajaí a partir do dia 03 de abril.

 

Previsão de chegada à Itajaí se altera

O tempo estimado de chegada (ETA, sigla em inglês) da Volvo Ocean Race para que os primeiros barcos apontassem em Itajaí era para o primeiro dia em que a Vila da Regata estiver aberta, 4 de abril. Com a mudança, a previsão poderá ser postergada. A vela é um dos esportes que mais sofre influência de resultado por conta das mudanças no tempo e essa estimativa de chegada poderá ser alterada mais vezes até o início de abril.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS