sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/03/2015 | 08:47

Calor segue acima do normal em Santa Catarina no próximo trimestre

Fevereiro termina neste sábado (28), e com ele o verão também começa a se despedir. De acordo com a previsão divulgada pela Epagri/Ciram durante a primeira quinzena de março ainda se mantém o padrão de verão, com pancadas de chuva frequentes, com curta duração, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Por vezes, os acumulados de chuva podem ser significativos e os totais diários podem superar a média climática mensal e, dependendo da vulnerabilidade da região, resultar em alagamentos deixando algumas localidades em situação de atenção ou alerta.

A partir da segunda quinzena de março e, sobretudo em abril e maio o regime de chuva muda, diminuindo os valores de precipitação mensal. A chuva ocorre principalmente associada a passagens de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximo ao litoral, que oferecem perigo às embarcações, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca. Ressalta-se que eventos de chuva intensa podem ocorrer em qualquer época do ano.

O outono começa no dia 20 de março às 19h45. A previsão para os meses de março, abril e maio é de chuva dentro da média climatológica. Porém, no mês de março a precipitação tende a ficar ligeiramente acima da média em áreas próximas ao Paraná no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte e ligeiramente abaixo da média nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, no Planalto Sul e Litoral Sul.

 

Climatologia de chuva:

Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias são mais frequentes no Sul do Brasil e responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril a média de chuva é de 200 mm no Oeste, entre 100 e 140 mm nas outras regiões. Em maio o acumulado mensal chega a 16 mm no Meio Oeste e varia de 100 a 140 mm na maior parte das regiões.

As temperaturas continuam acima da média climatológica no trimestre (máximas médias entre 26ºC e 30ºC em março, entre 25ºC e 27ºC em abril e entre 20°C e 25°C em maio). As primeiras massas de ar frio chegam ao Estado a partir do final do mês de março. Em abril as temperaturas ficam mais baixas, especialmente na noite, madrugada e amanhecer favorecem a formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, principalmente no Planalto.

Em maio ondas de frio são mais intensas em SC, com geadas generalizadas na maioria das regiões catarinenses e, possibilidade de neve, principalmente, no Planalto Sul. Mesmo assim, eventos prolongados de temperaturas elevadas (acima de 30ºC) podem ocorrer, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. Ainda em relação a temperaturas, marcam o outono a grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima), início do dia temperatura muito baixa e temperatura em rápida elevação durante a manhã e no início da tarde.
Ressaltamos a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de janeiro e início de fevereiro de 2014 a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, apresentou anomalia positiva, acima da média climatológica, em torno de 0,5ºC e 1,5ºC no Pacífico Oeste e Central e negativas (entre zero e -0,5°C) no Pacífico Leste como mostra a Figura 1. Os modelos de previsão climática analisados indicam persistência do aquecimento das águas do Pacífico Equatorial para os próximos meses, com possível formação do fenômeno El Niño, de intensidade fraca, em abril ou maio de 2015.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS