sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/01/2015 | 09:13

Itajaí é a quarta cidade que mais emprega na indústria da transformação no Brasil

Itajaí alcança posição de destaque nacional mais uma vez. Dados do Ministério do trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) colocam a cidade como a quarta maior empregadora no Brasil na indústria da transformação em 2014. No ano passado, apenas este segmento abriu 1.743 postos de trabalho.  Esta informação foi publicada no Jornal Folha de São Paulo, versão online desta quinta-feira (29) - clique aqui para ver.  De acordo com o ranking, Itajaí ficou atrás apenas da cidade pernambucana de Goiana e de Duque de Caxias (RJ) e Aracruz (ES). No grupo das 30 cidades que mais empregaram, apenas duas capitais aparecem, Recife e Palmas. E entre as dez cidades que mais empregaram no setor da indústria, Itajaí é a única da região Sul a compor a estatística. O cálculo leva em conta apenas a indústria da transformação, que exclui a extrativa mineral e a construção civil. O setor cresce sob influência da produção naval para a Petrobras.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Osman Rebello, os segmentos que alavancaram a geração de empregos em itajaí no ano passado foram primeiramente o setor de Serviços, seguido da Indústria e Comércio. “O grande boom que tivemos em 2014 foi com a instalação do consórcio MGT, contratado pela Petrobras, que de cerca de 500 vagas existentes no ramo da construção naval, deu um salto para mais de 2.000 vagas", ressalta Osman.

Segunda colocada na geração de empregos no Estado

Esta é segunda vez na semana que a geração de empregos em Itajaí é destaque na mídia. Além da Folha de São Paulo, o município também foi citado no Jornal de Santa Catarina de 25 de janeiro, edição 13.368, ao ficar com a segunda colocação na geração de empregos. A cidade quase dobrou a criação de empregos em 2014 aqui no estado, ficando atrás apenas de Joinville. O saldo foi de 4.964 postos de trabalho graças ao setor de serviços, responsável por 26.378 contratações, sendo saldo positivo de 2.079 novas vagas. Esses lugares de destaque reforçam a conquista do primeiro lugar no PIB de Santa Catarina.

A construção civil e naval também foram pujantes para elevação do número de empregos na cidade. No comércio, foram 1.142 novos postos de trabalho. O Diretor de Geração de Empregos e Qualificação Profissional da SEDEER, Arquimedes Dauer Junior, afirma ser o segmento de serviços, em 2014, o que mais se destacou no Balcão de Empregos, serviço mantido pela Prefeitura de Itajaí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda.

 O desenvolvimento econômico, o crescimento sustentável da cidade, reconhecida também como o 14º lugar entre as 100 melhores cidades para se investir,  resultaram nos milhares de empregos com carteira assinada. 

 A expectativa é que esse bom momento continue principalmente na geração de empregos com setor logístico, com Centros de Distribuição que estão se instalando em Itajaí, como grandes redes de supermercados de renome nacional.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS