sexta, 29 de março de 2024
Geral
29/01/2015 | 16:18

Domingo tem peixada e rodada de samba promovida pelo bloco Filhos de Maria do Cais

Evento Pré-Carnaval será no Domingo, 01/02, na Associação do Porto de Itajaí.

 

Os Foliõesdo Bloco Anarco Carnavalesco Filhos de Maria do Cais promovem no próximo domingo 01/02, a partir do meio dia, uma Peixada Gourmet com Roda de Samba Especial, na Associação dos Funcionários do Porto de Itajaí - Praia da Atalaia. O convite para o almoço custa R$ 40,00 e com a camiseta do Bloco R$ 60,00. O dinheiro arrecadado será utilizado para o pagamento do cachê dos músicos durante a Folia. A adesão pode ser feita até sábado, 31/01, no Empório Gourmet Itajahy, localizado no Mercado Público Velho de Itajaí.

No cardápio da Peixada, que será comandada pela chef Fatima Vanzuita, terá sardinha na brasa, caldo de peixe com pirão, arroz al mare, dourado assado e acompanhamentos. Já a Roda de Samba fica a cargo dos músicos Rafaelo de Góes, Bárbara Damásio, Willian Goe e Felipe Dias, com participações especiais de Susi Brito, Luciana Assanti, Priscilla Pamplona, Regis Bastos, Evandro Hasse, Natália Pereira, Karla Freitas e Ney Souza.

Criado pelo escritor e roteirista Hélio Jorge Cordeiro, pernambucano radicado em Itajaí, o Bloco Anarco Carnavalesco Filhos de Maria do Cais reúne-se desde 2009 no Mercado Público Velho de Itajaí. A concentração, evolução e a dispersão é na mesa do bar. Participam do Bloco artistas, historiadores, jornalistas, funcionários públicos e todos os que gostam de boa música e da alegria contagiante do Carnaval.

A novidade deste ano é a gravação o Samba Inaugural do Bloco, composto há alguns anos por Rui Bittencourt. Ambientado na Itajaí de 1958, a música conta a história desta personagem tão controversa, Maria do Cais, na visão de um menino de 8 anos. Músicos de Itajaí e região aderiram voluntariamente à proposta e emprestarão o seu talento para imortalizar o Samba.

Carnaval 2015– O Bloco Anarco Carnavaleco Filhos de Maria do Cais convoca a todos para a Folia: na sexta-feira, dia 13/02, 18 às 21 horas, e no sábado, dia 14/02, das 12 às 18 horas, com Roda de Samba do Regional Rexona (sempre cabe mais um), no interior do Centro de Cultura Popular – Mercado Público Velho de Itajaí.

 

Maria do Cais

Lançado no dia 20 de Fevereiro de 2009, o Bloco homenageia uma personalidade presente em muitas cidades portuárias. Em Itajaí (SC) comenta-se que existiram mais de uma, porém a mais conhecida foi Olga da Silva Leutério, natural de Timbó (SC). De origem humilde, foi adotada por uma família de alemães, na qual foi vítima de violência sexual aos sete anos de idade. Mais tarde volta residir com a mãe biológica e passa a ser assediada pelo padrasto. Foge de casa, muda-se para Itajaí e instala-se na região do cais.

Amiga de estivadores, pescadores e demais trabalhadores portuários, Maria do Cais torna-se protetora de meninos e demais moradores de rua. Fato conhecido da história oral e escrita da cidade, foi a ocupação que promoveu, juntamente com seus protegidos, no Prédio que deveria abrigar a Alfândega, depois foi Sede da Prefeitura de Itajaí, posteriormente demolido para ampliação dos terminais portuários. Como a obra ficou um bom período abandonada, Maria do Cais, mudou-se com os moradores de rua para lá, de onde só saiu após ser expulsa, não sem antes resistir a várias tentativas de despejo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS